AULP - Associação das Universidades de Língua Portuguesa

http://aulp.org

Fundada no dia 26 de novembro de 1986, a Associação de Universidades de Língua Portuguesa (AULP) é uma ONG internacional que promove a cooperação e troca de informação entre universidades e institutos superiores. É composta por mais de 140 membros dos sete países de língua oficial portuguesa (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe) e Macau e assume a missão de facilitar a comunicação entre os membros em prol do desenvolvimento coletivo do ensino e da língua portuguesa no mundo. Estimula a investigação e o intercâmbio de alunos e docentes. Divulga notícias, conferências e eventos relativos ao ensino superior lusófono.

No âmbito das suas atividades, a Associação das Universidades de Língua Portuguesa é responsável por um amplo leque de iniciativas: Encontros anuais; Reuniões bilaterais temáticas; Edições; Prémio Fernão Mendes Pinto; Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP); Atas dos Encontros; Edições que promovem a língua portuguesa e as culturas nacionais; Fomento de Pós- graduações multilaterais; Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Na sua página, a AULP disponibiliza informação e recursos para os estudantes e futuros estudantes do ensino superior no espaço lusófono.

No âmbito da política de celebração de protocolos, a AULP, em parceria com a Digitalis, instiga os seus as- sociados a participarem na iniciativa para a promoção da mobilidade estudantil, o portalATLAS, portal de promoção de mobilidade de estudo e estágio no espaço dos países de língua portuguesa.

Dentre as publicações, para além das atas (que reúnem as comunicações apresentadas durante os encontros, nos diversos painéis temáticos, bem como uma listagem dos participantes nos encontros da AULP), destacam-se os diretórios. Estes, sendo publicados anualmente desde 1999, incluem uma listagem de endereços dos membros titulares e associados, ordenada alfabeticamente e por país de origem.

A AULP, tendo sede em Lisboa, realiza encontros itinerantes tendo os mais recentes sido realizados em Portugal, Moçambique e Brasil. Atualmente é presidida por Jorge Ferrão, Reitor da Universidade Lúrio, de Moçambique, doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas