UNESCO European Centre for Higher Education

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Vocacionada para atuar no domínio da educação, a UNESCO dispõe de vários organismos especializados e geograficamente dispersos. Entre eles destacam-se Institutos e Centros educativos como o UNESCO International Institute for Educational Planning (localizado em Paris e Buenos Aires), o UNESCO International Bureau of Education (localizado em Genebra), o UNESCO Institute for Lifelong Learning (localizado em Hamburgo), o UNESCO Institute for Information Technologies in Education (localizado em Moscovo), o UNESCO International Institute for Capacity-Building in Africa (localizado em Adis Abeba), o UNESCO International Institute for Higher Education in Latin America and the Caribbean (localizado em caracas), o UNESCO International Centre for Technical and Vocational Education and Training (localizado em Bona) e o, aqui analisado, UNESCO European Centre for Higher Education (localizado em Bucareste). Além disso a UNESCO é ainda suportada por um organismo de estatísticas, o UNESCO Institute for Statistics (localizado em Montreal), e por dois institutos e centros de ciência, o UNESCO-IHE Institute for Water Education (localizado em Delft) e o International Centre for Theoretical Physics (localizado em Trieste).

O UNESCO European Centre for Higher Education (CEPES) estrutura a sua missão na promoção da cooperação e na disponibilização de apoio técnico, no domínio do ensino superior, aos estados-membro da UNESCO da Europa Central, de Leste e do Sudeste europeu. Em concreto preconiza a execução de projetos que fomentem o desenvolvimento e a reforma do ensino superior, designadamente no âmbito do acompanhamento da Conferência Mundial da Unesco de 2009 sobre ensino superior, e também no quadro do processo de Bolonha e da criação do Espaço Europeu de Ensino Superior. Fundado em setembro de 1972, o CEPES foi o primeiro centro intergovernamental na área do ensino superior com um escopo pan-europeu (incluindo os EUA e Israel).

O domínio das publicações promovidas e organizadas pelo CEPES merece um destaque particular, uma vez que se constitui como uma fonte privilegiada e única relativamente a uma realidade pouco conhecida no mundo do ensino superior e da ciência. A participação do centro no programa de cátedras UNITWIN/UNESCO, lançado em 1992, merece também ser destacado pela importância que tem tido na promoção da cooperação inter-universitária.

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