The Guardian Higher Education

http://www.guardian.co.uk/education/higher-education

O The Guardian mantem umas das páginas mais interessantes para acompanhar a atualidade do ensino superior e da investigação científica no Reino-Unido. Com reportagens e notícias publicadas quotidianamente, a sua página da Internet é igualmente o fórum público mais destacado no domínio das discussões relativas às Universidades e à sua esfera de atuação.

O "Guia das Universidades" oferece informação diversa e detalhada ao público e aos estudantes que pretendem ingressar no ensino superior. Designadamente, traçando perfis das diferentes instituições de ensino superior, perfis por áreas de ensino, preços de frequência, ao mesmo tempo que estabelece um ranking a partir da consideração de vários critérios. O Guia é interativo e pode ser pesquisado por áreas de ensino, o que facilita a sua consulta. Nesta área, a página do The Guardian oferece inúmeros conselhos práticos de grande utilidade, quer aos futuros estudantes, quer aos atuais, incluindo alunos envolvidos em graduações e pós-graduações, sejam eles nacionais ou estrangeiros interessados em frequentar o sistema de ensino superior do Reino-Unido.

A secção das notícias internacionais é outra das áreas que justifica o destaque conferido a esta página da Internet. Quer pelas comparações internacionais que promove, quer pela análise das mais diversas realidades nacionais (identificando tendências, problemas e oportunidades), quer ainda pelo destaque conferido aos países emergentes e à situação dos seus sistemas de ensino superior e de investigação científica, o The Guardian Higher Education é um instrumento incontornável para todos aqueles que querem ter uma perspetiva global em relação a esta matéria. A localização e a recuperação de informação são muito fáceis, inclusive no que respeita a notícias mais antigas, uma vez que estão organizadas por áreas geográficas e que o site dispõe de um motor interno de pesquisa.

A página dispõe ainda de secções específicas sobre "Acesso", "Financiamento", "Estudantes", "Investigação Científica" e um "Blog". Questões relativas à ação social e ao alojamento têm estado na ordem do dia, mas o espectro da análise é muito amplo, sem deixar de ser suficientemente detalhado.

A página disponibiliza os resultados do "Exercício de Avaliação da Investigação Científica" por intituição e departamento, considerando um vasto conjunto de critérios. A ligação entre financiamento das instituições, a atriibuição de bolsas e a avaliação da qualidade da investigação desenvolvida faz com que este domínio seja um dos que suscita maior curiosidade em termos das consultas da página destacada neste número da Ensino Superior - Revista do SNESup.

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas