Factores, Representações e Práticas Institucionais de Promoção do Sucesso Escolar no Ensino Superior

Autores: Hernâni Veloso, António Firmino da Costa e João Teixeira Lopes (Coords.)
Editora: U. Porto Editorial, 2010

 

A obra expõe os resultados subjacentes ao nível de análise institucional-organizacional do projecto de investigação "Os Estudantes e os seus Trajectos no Ensino Superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas". Analisam-se as instituições de ensino superior, a sua missão, os seus objectivos e funcionamento, mas também o ponto de vista dos diversos actores (responsáveis dos órgãos de gestão; alunos; docentes e responsáveis das estruturas de apoio). Constata-se que o (in)sucesso é moldado num complexo puzzle onde se articulam uma pluralidade de variáveis, ao invés de uma certa visão de redução da complexidade patente nos indicadores estatísticos.

O livro apresenta uma inventariação de boas práticas de combate ao insucesso escolar no ensino superior dentro do paradigma de Bolonha, fornecendo pistas quanto ao que se pode fazer neste domínio.

A "Feira do Livro Académico" (2 a 7 de Novembro de 2010, Livraria Leitura Books & Living do Shopping Cidade do Porto), onde podem ser encontrados os livros editados pelas principais editoras do Ensino Superior em Portugal, tem o seu início com o lançamento desta obra.

 

Hernâni Veloso é professor na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, tendo sido, no âmbito do projeto, bolseiro do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; António Firmino da Costa é professor no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa; João Teixeira Lopes é professor na faculdade de Letras da Universidade do Porto.

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas