Portal da Língua Portuguesa

 

http://www.portaldalinguaportuguesa.org/

 

O Portal da Língua Portuguesa é um repositório organizado de recursos linguísticos. Pretende ser orientado tanto para o público em geral como para a comunidade científica, servindo de apoio a quem trabalha com a língua portuguesa e a todos os que têm interesse ou dúvidas sobre o seu funcionamento. Todo o conteúdo do Portal é de livre acesso e está em constante desenvolvimento.

O recurso central do Portal da Língua Portuguesa é o Vocabulário Ortográfico do Português (VOP). Por via do VOP, o Portal disponibiliza informações relativas à flexão e à ortografia das palavras. Além de servir de base para a criação de recursos lexicais relacionados, o VOP funciona como um guia ortográfico, já adaptado às novas regras ortográficas, uma vez que permite ao utilizador saber se uma determinada forma existe e como se escreve.


Além do VOP, o Portal contém também bases de dados que o complementam, fornecendo informações que são apresentadas em cada entrada lexical. Designadamente:

  • Dicionário de Gentílicos e Topónimos, que contém pares de topónimos (nomes de terras, como Lisboa ou Pernambuco) e gentílicos (nomes das pessoas que nasceram ou vivem nessas terras, como lisboeta ou pernambucano);
  • Dicionário de Estrangeirismos, constituído por palavras de outras línguas que os lusófonos usam (como aftershave e diesel);
  • Dicionário de Nomes Deverbais, que lista os nomes associados a cada verbo (como digestão para digerir);
  • Vocabulário de Mudança, que lista todas as palavras modificadas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990) e apresenta as principais mudanças nas regras de escrita;
  • Divisão Silábica, em que se mostra como dividir em sílabas (ortográficas) as palavras do português.

O Portal disponibiliza ainda o texto dos acordos ortográficos da língua portuguesa e das nomenclaturas gramaticais em vigor. Uma nova secção apresenta neste momento alguns jogos que tornam divertido conhecer o léxico do português.


  • através de processos institucionais de mudança.

A equipa está atualmente concentrada no desenvolvimento de recursos associados à adaptação às novas regras ortográficas. Nesse sentido, está apostada em ampliar o léxico disponível para que atinja 200 000 palavras, já com a grafia atualizada. Preparou, ainda, um conversor ortográfico, o Lince, e, dentro em breve, serão disponibilizados verificadores ortográficos para os principais programas de edição de texto.

Além disto, desenvolve no âmbito do VOP um Dicionário Onomástico, assim como expansões aos já existentes Dicionário de Estrangeirismos e Dicionário de Topónimos e Gentílicos.

A curto prazo, o Portal disponibilizará também informação relativa à pronúncia das palavras, através da transcrição fonética de todas as entradas lexicais. Como resultado do projeto LUPo, recentemente aprovado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o Portal disponibilizará no futuro informação relativa à pronúncia de todas as palavras que contém em diversas variedades do português.

Os vários dicionários baseados em relações derivacionais (como o de Nomes Deverbais) que a equipa está a desenvolver tornarão os dados do Portal progressivamente mais completos e úteis.

Nota: O texto transcreve a apresentação do portal da Língua

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas