De Rerum Natura (Sobre a natureza das coisas)


http://dererummundi.blogspot.pt/

O poeta latino Tito Lucrécio Caro, que viveu no século I a.C., escreveu um único livro: o poema De Rerum Natura. Nele defende a teoria atomista (Demócrito já tinha dito antes «Tudo no mundo é átomos e espaço vazio») mas fala, além de coisas da física e da química, de muitas outras coisas: biologia, psicologia, filosofia, etc. O blog que partilha o título com o poema de Lucrécio fala também de várias coisas do mundo, procurando expor a sua natureza. Parte da realidade do mundo (o nosso mundo, feito de átomos e espaço vazio) para discutir o empreendimento humano da descoberta do mundo, que é a ciência, e as profundas implicações que essa descoberta tem para a nossa vida no mundo."

Tendo concluído recentemente 5 anos de existência, com mais de 3 milhões de visitas, De Rerum Natura é, no volátil mundo dos blogs, um dos mais significativos no domínio da ciência. Fundado por um grupo de 7 académicos, a que, entretanto, se juntaram 10 novos autores, o blog conta com cerca de 7 mil entradas (posts) e milhares de comentários que, em boa parte, se devem a um grupo de fiéis seguidores. É um dos blogues convidados do jornal O Público (http://static.publico.pt/sites/blogues/default.aspx).

Os mais de 300 temas que agrupam as 7 mil entradas dão conta do caráter eclético do blog que resulta do facto de a uma equipa inicial, onde entre a física, a química, a biologia, a matemática se encontravam a pedagogia e a filosofia, se terem juntados autores com outras origens disciplinares.

Entre esses temas ou categorias destacam-se, pelo número de entradas, "livros"(931); "divulgação da ciência" (770); "ciência" (605); "política" (487); "humor" (460); "história da ciência" (448); "tecnologia" (363); "ensino" (342); "educação" (335); "física" (335); "biologia" (327); "astronomia" (307); "história" (290); "sistema educativo" (262); "literatura" (239); "religião" (230); "educação escolar" (229); "erro(s)" (208); "química" (201); "filosofia" (196); "matemática" (167); "evolução" (163); "pseudociência" (159); "economia" (156); "arte e ciência" (148).

De Rerum Natura é um blog de entradas com análises densas e circunstanciadas, globalmente acompanhadas por uma criteriosa e muito interessante seleção de imagens e vídeos. Disso é um bom exemplo, entre muitos outros, o post datado de 15 de abril. Não é um blog marcado pela leveza das suas entradas, mas isso não o torna inacessível (pelo contrário) a um público mais vasto, situado fora do exercício das atividades científicas e da vida académica.

Graficamente a sua apresentação é simples: carateres pretos em fundo branco, com títulos salientes em tom alaranjado. O blog fornece uma oportunidade de contato via email (dererummundi@gmail.com) e define uma política de enquadramento dos comentários baseada em 3 princípios:

"1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome.

2) Seja respeitoso e cordial, ainda que crítico. Argumente e pense com profundidade e seriedade e não como quem "manda bocas".

3) São bem-vindas objeções, correções factuais, contra-exemplos e discordâncias."

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas