Eduroam - Education Roaming


http://www.eduroam.org

A iniciativa eduroam emergiu em 2003 através da Task Force da TERENA (The Trans- European Research and Education Networking Association) em favor da mobilidade.

O projecto eduroam (Education Roaming) tem por objetivo principal disponibilizar à comunidade académica europeia um serviço de mobilidade entre campus Universitários.

 

Em Portugal o eduroam tem vindo a ser tratado no âmbito da iniciativa e-U Campus Virtual, projeto parcialmente financiado pelo governo português, através do programa Plano de Ação para a Sociedade do Conhecimento (POSC), coordenado pela Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) e desenvolvido e mantido tecnicamente pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).

A e-U Campus Virtual visa a massificação do acesso online a conteúdos académicos, assim como o uso das tecnologias de acesso wireless, através do desenvolvimento de serviços, conteúdos, aplicações e rede de comunicações móveis dentro e fora da universidade, para estudantes e professores do Ensino Superior, que incentivam e facilitam a produção, acesso e partilha de conhecimento.

Esta iniciativa pretende congregar todas as redes das diferentes instituições de ensino superior, criando assim uma rede académica do tipo "anytime, anywhere". Tendo começado na Europa, a eduroam tem vindo a expandir-se entre a comunidade científica e educativa das instituições de ensino superior, estando presente em 54 países. O interesse no alargamento do eduroam a outras comunidades fora das fronteiras europeias tem sido cada vez mais evidente, havendo já como resultado desse crescente interesse um primeiro eduroam não europeu na Austrália, Japão e países da América Latina.

A plataforma eduroam evoluiu para uma federação de federações, ou seja uma confederação, o que requer a existência de uma atividade de coordenação entre as federações. Esta coordenação é garantida pela Equipa Operacional Eduroam, com a participação da Srce, da SURFnet, da UNI-C e da TERENA. Estas atividades são atualmente financiadas pelo projeto GÉANT (http://www.geant.net/).

Eduroam funciona nas plataformas Windows, Linux, MAC OS e Windows CE. Estrutura-se nos parâmetros de encriptação e de autenticação atualmente mais seguros, excedendo claramente a segurança dos pontos de rede comerciais.

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas