Bem-vindo ano letivo 2017/2018

Colega,

terminadas as merecidas férias, este é o tempo de arranque para mais um ano letivo.

É verdade que há bons indicadores no número de candidaturas ao Ensino Superior. Trata-se do reconhecimento da valorização que resulta do trabalho de todos.

Ora, esse princípio de valorização, só é válido, se desde logo o soubermos começar a aplicar a nós mesmos.

Permita-nos, que deixemos uma palavra especial, aqueles que pela primeira vez possuem um contrato de trabalho no Ensino Superior e Ciência. O valor fundamental é que esse seja um contrato digno, o que depende da ação de todos.

Não é lícito, que o contrato tenha uma duração com interrupção no mês de Agosto. Esse tipo de prática, já motivou que a Comissão Europeia condenasse a Estónia, sendo que utilizaremos todos os meios ao nosso dispor para combater este tipo de prática.

Por outro lado, também não é lícito, que esse contrato subverta os princípios da proporcionalidade e da equidade, na relação entre a carga letiva e a percentagem de contratação. O Provedor de Justiça já se manifestou quanto à ilegalidade dos regulamentos que procuram impor esta prática.

O primeiro passo para a defesa de todos é a sindicalização. Aliás, esse é elemento fundamental ao exercício da prática profissional.

Neste início de ano letivo 2017/2018 teremos uma batalha fundamental pela valorização e dignificação, através do descongelamento das carreiras e das progressões remuneratórias, que terão de estar inscritas na Lei de Orçamento de Estado para 2018.

Este alia-se ao trabalho de dignificação do emprego científico e académico, que temos prosseguido por forma a que se faça valer o princípio de que a necessidades permanentes correspondem vínculos estáveis. Tal passa também pela ação na execução do PREVPAP e na implementação da Lei de Estímulo ao Emprego Científico.

Em todas estas batalhas, a nossa capacidade negocial é tão forte quanto a força da sindicalização. De longe o SNESup é a organização sindical mais representativa no Ensino Superior e Ciência, mas a nossa força depende da mobilização de cada um, e essa começa pela sua associação a esta causa. A valorização está intimamente ligada a esse poder de mobilização e ainda há muitos colegas que não percebem esta relação. É uma questão básica.

Desejamos-lhe um ano letivo de 2017/2018 pleno de sucesso. Juntos tudo faremos para que possa ser um ano de mais e melhor Ensino Superior e Ciência!
 

Saudações Académicas e Sindicais

A Direção do SNESup
7 de setembro de 2017

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas