Carta Presidente FCT

Colega,

O SNESup divulga uma carta dirigida ao Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, escrita por um grupo alargado de colegas, apelando a que se reveja urgentemente a estratégia de contratação de investigadores via FCT, de modo a permitir a implementação duma carreira científica sólida e sustentável.

O SNESup tem vindo repetidamente a defender este mesmo objetivo, vincando que não há progresso sem docentes e investigadores trabalhando em carreiras dignas, e respeitando a Carta Europeia do Investigador e o Código de Conduta da Contratação de Investigadores.

A presente carta é motivada pelo anúncio recente de abertura da segunda edição do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico (CEEC) na vertente individual. A FCT anunciou apenas 300 vagas a distribuir pelas categorias de Investigador Auxiliar, Principal e Coordenador, bem como pela categoria “Investigador Júnior” recentemente introduzida no sistema de investigação nacional.

Apela-se a que FCT aproveite a nova edição do CEEC Individual para corrigir a desigualdade de oportunidades gerada pelos diferentes instrumentos de emprego científico implementados ao longo de 2018 (das 4424 posições para investigadores doutorados financiadas pela FCT, 4032 destinam-se a Investigadores Júnior, deixando menos de 10% destas posições para as restantes categorias).

Como resultado deste desequilíbrio há já um enorme número de investigadores sénior no desemprego, facto para o qual o SNESup tem vindo a alertar a FCT e o MCTES.

Note-se ainda que de todas estas posições, apenas 1% se referem a contratos sem termo, demonstração clara da precariedade no sector e da urgência de mudança para um modelo de Ciência que respeite os direitos laborais. Tal carece da concretização de políticas concretas, incluindo que não haja boicote à implementação da legislação que traz essa mudança.

 

Apelamos aos colegas que demonstrem a sua solidariedade e que partilhem e disseminem esta iniciativa.

 

Saudações Académicas e Sindicais
A Direção do SNESup

11 de janeiro de 2018

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas