A disciplina de saúde mental no delinear de competências profissionais

Autora: Maria Olga de Castro e Silva
Editora: Editorial 100, 2008

O principal objectivo deste estudo é contribuir para a consciencialização de competências científicas, técnicas, morais, interpessoais e relacionais transmitidas pelos professores aos alunos.

Inscreve-se numa linha de pesquisa baseada na análise e avaliação concreta da disciplina de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria e visa caracterizar o seu momento pedagógico, assim como avaliar o perfil de competências profissionais que daí resultam. A ideia central do livro pretende realçar a importância da avaliação do ensino na formação do saber e das competências que daí resultam para o estabelecimento de um perfil profissional.

A formação do perfil de competências não se esgota no compromisso entre a qualidade do ensino e a avaliação da disciplina, mas é inegável que a presença discreta e actuante da avaliação operada nos contextos oportunos potencia o desenvolvimento actualizado do perfil profissional, que, neste livro, é designado por competências de saúde mental.

Este livro comporta conceitos e reflexões úteis para profissionais implicados em manter uma reflexão dialogante e construtiva, e que contribua para a formação do perfil profissional de saúde mental.

Olga de Castro é doutoranda em ciências da educação na FPCEUP. É Professora Coordenadora na ESEP.

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas