Reforçada a Coordenação da Direcção do SNESup

Os Estatutos do SNESup têm em conta que a formação de Direções é, nas circunstâncias que usualmente afectam a classe, um processo extremamente complexo, obrigando a congregar numa mesma equipa colegas de várias áreas científicas e de várias zonas do País que se conhecem mal, ou até não se conhecem de todo, e a tentar estruturar o trabalho sindical com alguma continuidade apesar da existência no seio do grupo de ciclos de disponibilidade difíceis de ajustar.

Daí que se tenha previsto a realização bienal de eleições, podendo as Direções optar por prorrogar os seus mandatos até ao limite de três anos, e que a realização de eleições antecipadas tenha sido rodeada de condições muito restritivas. E que, por outro lado, se tenha igualmente previsto a possibilidade de substituir a todo o tempo o Presidente e os Vice-Presidentes da Direcção, o Tesoureiro e a Comissão Permanente.

Em 28 de Novembro do ano passado a Direção do SNESup, dando sequência a um processo de discussão interna iniciado logo após a publicação da revisão do ECDU/ ECPDESP, efetuou ajustamentos na equipa de coordenação, mantendo Teresa Nascimento e Catarina Fernando como Vice-Presidentes, regressando Paulo Cruchinho a Vice-Presidente e passando Nuno Ivo Gonçalves, mandatário da candidatura, a exercer o cargo de Presidente. No nº 34 da Ensino Superior - Revista do SNESup, relativo a Outubro - Dezembro de 2009, demos conta destas deliberações.

Em resultado destes ajustamentos o SNESup teve a possibilidade de começar a defender junto da Assembleia as alterações que propunha para o ECDU / ECPDESP, retomou-se a publicação da newsletter quinzenal e a atualização do site, foi aprovado um plano de atividades para o primeiro semestre de 2010, foi equacionada a hipótese de realizar em 7 e 8 de Maio o III Congresso do SNESup, e, internamente, um número muito maior de membros da Direção assumiu responsabilidades executivas passando a integrar a Comissão Permanente, agora dotada de uma coordenação própria.

Do mesmo modo o Sindicato encontrou energias para, sem descurar a abertura ao debate, intervir nos múltiplos processos de regulamentação da avaliação de desempenho que se vêm processando por todo o país.

Aproveitando a nova dinâmica, a Direção reforçou a sua coordenação interna. No passado mês de Fevereiro António Vicente (Professor Auxiliar da UBI) foi eleito Presidente da Direção do SNESup. Na equipa de coordenação mantêm-se Teresa Nascimento, Catarina Fernando e Nuno Ivo Gonçalves, como Vice-Presidentes, e Marc Jacquinet, como Tesoureiro. José Rodrigues (ISEP) passa igualmente a Vice-Presidente e Teresa Alpuim (FCUL) mantém a coordenação da Comissão Permanente.

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas