Sobre a não renovação do Contrato de Gilberto Reis

 

Alunos, ex-alunos, colegas de trabalho, outros artistas, depõem sobre o nosso colega e associado Gilberto Reis, cujo contrato na ESAD no IP Leiria não foi renovado.

http://www.petitiononline.com/GR654321/petition.html

Exmos. Srs. da Direcção da Escola Superior Artes e Design das Caldas da Rainha,
e Direcção do Instituto Politécnico de Leiria;

Vimos por este meio manifestar o nosso desagrado perante alguns factos que julgamos não serem de todo justos.

No dia 3 de Julho de 2008 tomámos conhecimento de uma carta enviada ao Prof. Gilberto Reis, por parte da Escola Superior Arte e Design, reportando à não renovação do seu contrato. Isto suscitou em nós uma enorme estranheza, precisamente porque temos o Professor Gilberto como um dos melhores professores a leccionar na instituição, e por isso mesmo escrevemos esta carta.

Para sublinhar ainda o quanto perturbante é esta noticia temos de ter em conta a atitude do Professor Carlos Augusto, que também leccionava nesta instituição, que acabou por, numa atitude admirável, pedir em consequência disto a sua demissão. Apontamos que este Professor era também um dos professores nucleares do Curso de Artes Plásticas.
Esta petição vem com o intuito de manifestar que esta situação não nos é de todo indiferente, e que estamos sensíveis à estranheza de toda a situação, e vimos mostrar o nosso repúdio e reprovação para tal decisão. Pedimos então para que esta decisão seja reconsiderada, a apelamos, à renovação do contrato do Professor Gilberto Reis, na Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha.

Acreditamos que o Prof. Gilberto Reis em todos os anos que leccionou nesta escola, foi um profissional mais que competente, agindo para lá do que era o esperado para um professor. O empenho que o Prof. Gilberto Reis depositou nesta escola, nos alunos, e no curso de Artes Plásticas, marcou a formação artística e pessoal de todos os que tiveram o privilégio do seu contacto. Cremos que será uma perda maior para a instituição.
Para que seja claro, esta é uma opinião manifestada por todos aqueles que não compreendem a decisão tomada, e que com certeza serão muitos.
Esperamos ansiosamente por uma reacção e aguardaremos cuidadosamente por uma resposta.

Atentamente
,

(Seguem 360 assinaturas de alunos, ex-alunos, corpo docente e ainda todos os que tomaram contacto com o Professor)

Alguns depoimentos

"Uma presença que sabe da vida", Inês Ribeiro

"Excelente professor e ser humano !", Paulo Carochinho

"Welcome to the primitive reality of an institution where competence and efficiency can only cause problems! It is acts as these, that demonstrate and reflect the true vision and educational virtues, not only of an art school, but also of an entire nation (when keeping in mind the bigger picture)."  (Andreas Barczyk)

"Interlocutor, amigo, artista, professor e mais..." (Alexandre Conefrey)

"As escolas de arte portuguesas, nomeadamente as que conferem um grau universitário, precisam de professores que sejam bons docentes e que sejam artistas activos, com uma obra coerente. Precisam de ser centros onde se estimule uma prática artística original e de debate sobre a prática contemporânea. Será que é isso que acontece na ESAD-CR?" (Susana Mendes Silva)

"Fraternidade !" (Nicolau Cerqueira)

"Não entendo que razões possa ter o ESAD para dispensar um elemento de referência nas artes plásticas actuais como o excelente Escultor e Professor Gilberto Reis. Na qualidade de ex aluno, lamento." (João Vilhena)

"Gostava de saber as razões para a não renovação do contracto. Foi meu professor e é um excelente profissional." (Nuno Silva)

"Enquanto Professor Catedrático da Universidade de Lisboa, constato que o regime do Politécnico permite agir de uma forma arbitrária e iníqua face ao seu corpo docente. Neste caso em particular: não há nenhum parecer científico que fundamente a atitude; não há nenhuma votação em qualquer plenário de professores curricularmente habilitados para o constituir; não há, por consequência, NADA que permita um recurso ao docente atingido. Tudo parece assente na baixa intriga e na sordidez ética. Conheço G. Reis pelos seus contributos notáveis à arte portuguesa actual e como professor com quem muitas vezes dialoguei para encontrar hipóteses de melhoria do Ensino Superior português." (Joaquim Miguel Magalhães)

"Gilberto Reis é há longos anos um dos meus interlocutores mais válidos sobre arte. Com ele tenho aprendido muito. Creio que ele vai fazer muito falta ao ensino nessa Escola. Saúdo o gesto de rara solidariedade do Professor Carlos Augusto." (João Miguel Fernandes Jorge)

"O Gilberto tem um interesse genuíno no crescimento pessoal dos seus alunos. Foi, é, e será sempre uma referência. Dispensá-lo de qualquer equipa formativa é sempre um muito mau sinal para a instituição." (Rui Filipe Antunes)

"Foi, de facto, um dos melhores professores que tive. Não tive uma muito boa nota"  (Cecília Costa)

"É com grande tristeza que tenho conhecimento, que o professor Gilberto Reis deixe de exercer funções como docente na ESAD. Professores como o Gilberto Reis, Carlos Augusto, Luísa Soares de Oliveira, entre outros, são sem dúvida pessoas que nos marcam através do seu profissionalismo, conhecimento e amizade. Coloco a questão será que a ESAD tem mérito para ter docentes com estas qualidades?" (Tânia Veríssimo Silva)

"Certamente que nem todos os actos aparecem da melhor forma, mas também certamente nem todos pedem perdão. A questão que se coloca é o assumir de uma atitude. E quem está no combate coloca-se em risco, o Prof. Gilberto colocou em risco o seu emprego. Lamentavelmente o lugar deixado à divergência parece não existir. Não podemos esquecer que na coragem perde-se a preocupação com a vida, e é a liberdade que ganha, porque na política não é a vida mas o mundo que está em jogo. A ESAD ficou sem o Prof. Gilberto Reis, mas certamente o mundo ganhou um pouco mais de liberdade" (Sofia Lopes Borges)

"Infelizmente é sempre o corpo docente mais competente que faz as malas , Um grande abraço para o professor mestre Gilberto Reis que para alem de ter sido um grande orientador foi um porto seguro , e deu um a grande lição de coragem , integridade e perseverança, muito obrigado" (Sílvia Sofia Ribeiro Gonçalves).

"Não sou aluna ou colega de trabalho, mas tive ocasião de acompanhar e observar o trabalho do professor Gilberto Reias, ao longo de vários anos. Por isso, assino esta petição, na convicção de que se trata de um profissional capaz de exercer o seu trabalho de forma correcta e exigente. Infelizmente, estes dois critérios são pouco valiosos, para a maioria dos que estão nos actuais centros de decisão." (Teresa Figueira)

"O Gilberto é um professor extraordinário e um homem íntegro."(Vítor Gil Cardeira)

"Um professor, um amigo, um exemplo para os seus alunos a todos os níveis: intelectual, humano e artístico" (Gabriel Freitas da Silva)

"'Compagnon' de outras jornadas, aprendi a admirar no Gil as suas profundas capacidades intelectuais, artísticas e humanas. Realmente, talvez a escola não mereça ter entre os seus quadros pessoas com esta dimensão!" (Eurico Sousa)

"Seguindo a produção artística de Gilberto Reis há quase vinte anos e conhecendo a seriedade do seu trabalho, não posso acreditar que não seja um excelente professor" (Jean - Yves Durand)

"Este é o maior sinal de que a gestão do ensino em Portugal é mesmo atribuída às pessoas erradas. Neste caso a um individuo que sendo ele também artista devia ter reconhecido o Prof e Artista Gilberto Reis como um dos mais íntegros e excelente professor . Sorte a minha que pude privilegiar na minha formação naquela Universidade, em tempos que professores como o Gilberto Reis, a Manuela Lopes e Carlos Augusto fizeram parte dela. Foram de uma dedicação extrema e humanidade , transformaram-se em amigos ! Não esquecer ao senhor PCR que nessa Universidade a intenção é formar Artistas e não Bancários. Nada contra Bancários mas eu cá tive muita sorte de ter como apoio e educação alguns dos melhores artistas Nacionais Contemporâneos" (Susana Anágua).

"Excelente professor, artista e amigo" (Isabel Afonso)

"Um dos melhores professores do meu curso!! " (Cidália de Sousa Rocha)

"Como aluna desta escola não posso deixar de referir em primeiro lugar a maneira como trataram este ano os alunos de Artes Plásticas este ano, não sei porque razão certas pessoas são eleitas para coordenar este curso quando pelos vistos não têm a menor aptidão para o fazer. Este ano foi o meu ultimo ano nesta escola(como as coisas andam ainda bem que assim é), uma das únicas coisas boas que levo deste segundo semestre, foi o facto de o professor Gilberto ter sido meu professor, pois ele consegue entender e interessar- se pelos seus alunos de uma maneira que não só a de professor/aluno, os conselhos e a paixão com que ele trata dos assuntos com os seus alunos são de louvar. vou levar os seus ensinamentos sempre comigo pois é um professor que admiro muito e sou completamente contra estas novas politicas completamente injustas que a escola está a adoptar." (Ana Jones)

"Devo aqui dizer que: O Professor Gilberto Reis além de ser um brilhante professor, leia-se, do mais estimulante e irrepreensível que o ensino em Portugal, ainda tem a sorte de poder integrar nos seus "quadros de docência", sem ele o Curso de Artes Plásticas na ESAD ficará notoriamente enfraquecido deveria antes ser respeitado como tal,ou seja, considerado como uma das mais valias da própria Instituição, que esta pode ainda ambicionar como uma das suas "forças de honra" para um futuro a defender. Enquanto Homem o Gilberto será sempre um exemplo de excelência, a seguir, pelos seus princípios justos e a sua incontestável honestidade moral, profissional e pessoal, servir-nos-á além de tudo como uma luz que seguiremos para sempre. Subscrevo inteiramente esta petição, não sem tristeza e espanto, convicta de que deve ser reconsiderado este acto injusto para alguém que merece a nossa inteira atenção, um professor que sabemos que trabalha inteiramente ao serviço da melhor Educação que é possível. Atenciosamente,V. Mota" (Alexandra Virgínia da Mota Pinto)

"Como ex-aluno foi com grande tristeza que recebi a noticia da possível não renovação do contracto do prof. Gilberto Reis. O seu profissionalismo e dedicação foram sempre fundamentais no processo de formação de todos aqueles estudantes que puderam ter o privilegio de serem orientados por ele. Foi um dos grandes responsáveis pela minha formação e crescimento, por isso não podia deixar de apoiar e enaltecer a importância que o prof. Gilberto Reis continua a ter na escola ESAD. Agradeço muito ao prof. Gilberto Reis tudo aquilo que pude aprender com ele e fico triste de saber que outros estudantes em formação não possam crescer também com o seu apoio. A ESAD enquanto função pública deve ter a plena consciência das suas decisões "políticas"." (Carlos Bunga)

"Foi sem dúvida o meu melhor professor do qual guardo todos os sábios conselhos e recordo as criticas absolutamente transparentes em relação ao trabalho dos seus alunos "(Sandra M. Rodrigues).

"Gilberto Reis foi um dos melhores professores que tive. Todos os meus colegas evoluíram incluindo eu. Para além da sua excelência profissional é muito humano". (Nádia Duval)

"Durante 5 anos da minha licenciatura assisti a demissões e não renovações de contractos a profissionais exemplares. O Professor Gilberto Reis e o Professor Carlos Augusto são exemplo disso. A ESAD ofereceu este ano ás artes plásticas um ano vergonhoso, e continua a desiludir os seus alunos" (Adriana Cardeira Bento)

"Como docente da ESTGAD (e depois ESAD) opus-me por razões pedagógicas ao modo como o Gilberto Reis, no momento em que de certo modo "liderou" os destinos de AP, conduziu aspectos curriculares e a alguns dos seus critérios de avaliação. Manifestei então uma oposição política e manifestei-a publicamente. Ora "política" deverá ser grande parte da formação em poética. Falo de Política com "P" grande onde a oposição origina o debate ao invés de saneamento. Irrita-me e entristece-me assistir à falta de solidariedade dos seus antigos companheiros de armas, que agora aliados a uma nova liderança, nada fazem para impedir o que se avizinha. Não concordo com muitas das visões do Gilberto mas como lutei pelos meus pontos de vista considero também muito importantes numa instituição de ensino, em qualquer instituição de ensino, o lugar para a voz discordante. O pior tipo de ditadura, a dos pequenos ditadorzecos, das pequenas humilhações, vai assim sobrevivendo, no seio da função pública e neste caso, na nossa ESAD." (Gonçalo Pena)

"Nunca pensei sair da Esad com tanto mal-dispor entre a instituicão e os seus alunos. è mais que obvio, o que interessa menos a esta escola são os alunos. Não por parte dos professores mas pelos "maestros" instituídos..triste e vulgar." (David Luís Austen Pinto)

"Actualmente exerço Curadoria, e sou Coord. de Expressões Artísticas, nas Activ. de Enriquecimento Curricular no 1ºCiclo do Ens. Básico, Como ex-aluna da ESAD, sinto-me indignada e revoltada com a postura da instituição para com um dos melhores docentes do departamento de Artes Plásticas, desde que o conheço (1997). Devo quase na totalidade, ao Prof. Gilberto Reis, o meu crescimento e desenvolvimento académico, tal como um pessoal e intelectual, e vejo-o, não só, como um dos (senão "o", não menosprezando nem diminuindo o excelente trabalho de outros, e também medíocre de alguns) melhores Professores que alguma vez tive, como também o vejo como o meu mentor e um amigo. É inacreditável como este País, continua a valorizar pessoas medíocres e desonestas, colocando-as à frente de cargos de extrema responsabilidade profissional, como posso verificar através do site da ESAD, e tenta "destruir" pessoas como o Prof. Gilberto Reis, que contribuíram e continuarão decerto a contribuir para o crescimento das Artes Plásticas." (Patrícia Quintino)

"Este ano foi uma vergonha, e acaba vergonhosamente com o despedimento do professor Gilberto! Atenção a quem anda a crescer no núcleo!!!! (Ana Margarida Machado)

"Não poderia estar mais de acordo com toda esta revolta. Esta escola ressentirá toda esta situação quando for tarde de mais, e aquilo que um dia foi o espírito desta escola deixará de existir. É com muita pena que presencio todos estes acontecimentos, e é com enorme tristeza que me despeço desta escola" (Lucy Marina Valente Pereira)

"Este Homem dedicou-se como ninguém aos seus alunos. Merecia no mínimo um reconhecimento pelo que fez. Não o deixem sair da ESAD." (Nelson Melo)

"Talvez o Prof. Gilberto mereça uma escola melhor " (André Pontes da Silva)

"A tirania não chegou de todo ao mundo, bateu à   porta de uma escola tem degradado relações entre alunos, professores etc, mas estou certa que a tirania não  chegou ao mundo e, por esta razão, aqueles que não merecem esta situação, foram devolvidos a um mundo mais justo, a um mundo onde todos têm o direito de recriar o seu próprio lugar." (Ana Rita Manuel Rodrigues)

"Concordo com todos os argumentos apresentados em torno da continuidade do Prof. Gilberto Reis. Enquanto meu professor (1999/2001) contribuiu como "poucos" para o desenvolvimento e maturidade do meu trabalho artístico. Entendo que o Gilberto faz parte da identidade séria e com sucesso da ESAD" (Orlando Franco)

"Como ex-aluna do professor Gilberto Reis e do professor Carlos Augusto, espero que a situação se resolva o mais rapidamente possível, considerando uma grande perda para a ESAD a ausência destes dois professores." (Lara Soares)

"Não reconhecer o trabalho de profissionais competentes é contribuir para o descontentamento de alunos, que por sua vez divulgarão pela negativa o nome ESAD - Caldas da Rainha. Os bons professores fazem a boa escola. Há um sem número de docentes sem capacidade de discernimento quanto ao que é realmente importante para o desenvolvimento de mentes criativas. Parece-me que estes é que estão a mais...e são demais." (Mafalda Silva)

"Tive a honra de ter como melhor professor nesta minha passagem pela ESAD o Gilberto Reis e julgo que a presença dele é indispensável para uma boa formação académica. O que se passa é lamentável, um professor como o Gilberto já não se encontra em lado nenhum. Peço por favor para olharem melhor aos acontecimentos que andam a ocorrer nesta Instituição, como é possível que a minha querida escola ande a descer tão baixo." (Carla Sofia Rodrigues de Oliveira Carvalho)

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas