O Ensino Superior em Transição - a Auto-Reflexão de 2008/2009 das Universidades e Politécnicos

Autores: José Manuel Matos Pereira
Editora: Rés, 2010

Lançado durante o III Congresso do SNESUP, o livro O Ensino Superior em Transição - a Auto-Reflexão de 2008/2009 das Universidades e Politécnicos, analisa o processo de implementação do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES).

A transição das universidades e politécnicos analisada neste livro decorreu nas Assembleias Estatutárias de 2008/9 das Instituições de Ensino Superior Públicas. É parte de um ciclo da transição induzida por lei nas instituições do ensino superior, em que está presente também o Processo de Bolonha.

Os Estatutos publicados das IESP estão na base da análise desta transição, que procura levantar o véu pouco transparente do comportamento individual e coletivo das unidades do sector do ensino superior em Portugal.

Nesta transição não está em jogo apenas o futuro das instituições de ensino superior, mas também a organização profissional do setor. Para o autor, esta é uma transição corporativa, sob a aparência de uma abertura induzida pela Lei, mas que constituiu o maior movimento de reflexão coletivo de repensar e reformar das instituições do ensino superior desde que se iniciou o processo de reforma de Bolonha, que obrigou a repensar os curricula e, por arrastamento, quase tudo o que os suportava.

 

José Manuel Matos Pereira é Doutor em Direito e Professor Coordenador da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal.

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas