Fírgoa - Universidade Pública Espaço Comunitário

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Radicada na Universidade de Santiago de Compostela, Fírgoa é um interessante e atualizado espaço de reflexão sobre o Ensino Superior, a Ciência e as Universidades. Fazendo do galego a sua forma de expressão, procura discutir o que é uma formação adequada nas universidades; que mudanças e inovações é necessário introduzir nas instituições de ensino superior; quais devem ser as orientações das mudanças a fazer; quais as suas possibilidades e os seus limites; e quais os processos mais adequados para concretizar as mudanças.

Criado em 2003 por dois professores de psicologia da educação (Alfonso García Tobío e Juan Carlos Pardo Pérez) e por dois informáticos (Juan Antonio Valiño García e Francisco José Rodríguez Castro), Fírgoa assume na sua matriz a missão de:

  • Funcionar como espaço de inovação educativa, pensado enquanto espaço real e virtual, destinado a possibilitar a troca de informação e de ideias; fomentar o debate sobre educação, inovação, ensino à distância, tecnologias da informação e da comunicação, inteligência coletiva e formação de comunidades de conhecimento;
  • Se afirmar como um espaço de trabalho de equipa, em rede, um espaço de trabalho de colaboração e de inteligência distribuída que procura conectar pessoas, ideias e recursos;
  • Se consolidar como espaço de formação, capaz de incrementar a capacidade dos participantes em trabalhar diretamente com comunidades de conhecimento e de criação;
  • Se impor como centro de recursos, um repositório de ferramentas, de documentos, de imagens, de conteúdos diversos e de contatos;
  • Se constituir como um espaço aberto, de participação democrática, e transparente para uma vasta comunidade de usuários;
  • Se promover como experiência de uso e de disseminação de tecnologias open source, de modo a permitir a construção de um espaço cibernético de baixo custo e de elevada utilidade.

Entre os conteúdos disponíveis em Fírgoa, entre muitos outros, destacam-se:

  • A bibliografia, com acesso online, sobre Universidade e mercado;
  • Dossiers com notícias e informações sobre académicos com posições institucionais, dos ministérios às universidades;
  • Inventário de manifestos, movimentos organizados e declarações;
  • Um fundo de notícias relativo a debates atuais sobre as instituições e Ensino Superior;
  • Análise e discussão sobre a implementação do processo de Bolonha;
  • Dossier temático sobre financiamento do Ensino Superior;
  • Compilações de notícias sobre universidades espanholas, sobre a educação superior noutros países, incluindo dois separadores sobre Portugal, um mais vocacionado para o Ensino Superior e outro para o Ensino Básico e Secundário;
  • Dossier sobre a normalização linguística no Ensino Superior, onde se discute a hegemonia da língua inglesa, com um sub-dossier consagrado à presença, e respetivos problemas daí decorrentes, de alunos portugueses que cursam medicina em Espanha;
  • Reflexões sobre modelos de governação universitária;
  • Questões relativas à formação e ao preço da formação de segundo ciclo;
  • Dossier sobre avaliação e acreditação.

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