Painel Docentes e investigadores

Neste painel, moderado por José Moreira da Universidade do Algarve, participaram o Investigador Rui Borges do Centro de Física da Matéria Condensada da Universidade de Lisboa, Luís Belchior do Departamento de Química da Universidade do Porto e Paulo Peixoto do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Foram debatidas as relações entre investigadores e docentes, nomeadamente o fato de estes dois corpos terem relações jurídicas muito diferentes com o Sistema de Ensino Superior, sendo os primeiros Bolseiros ou contratados em regime precário, enquanto os segundos têm normalmente um vínculo muito mais estável. Tal situação parece indicar que este dois corpos têm interesses antagónicos, tal não é necessariamente verdade, e a solução ideal para o sistema científico nacional é a progressiva integração de muitos destes investigadores no sistema de ensino superior, rejuvenescendo o corpo docente e criando condições para a efetiva consolidação do sistema científico nacional.

Os centros de investigação e ensino superior, devem ainda promover politicas ativas de colocação de pós-graduados no sistema produtivo, a chamada economia real, de modo a não desperdiçar o investimento feito na formação desta elite de investigadores, lembrou-se o exemplo de economias mais desenvolvidas em que integram pós graduados nos seus quadros não só, necessariamente, nos departamentos de investigação e desenvolvimento.

O colega Luís Belchior, expôs particularmente a debilidade do sistema científico nacional, que se apoia numa enorme massa de bolseiros e de investigadores em situação precária. Estima-se que neste momento existam cerca de 10000 bolseiros e investigadores nestas condições, e que qualquer redução repentina e drástica deste número faria ruir o sistema científico nacional.

Da análise feita resulta que o SNESup, deve nos próximos anos, prestar particular atenção a esta massa de investigadores e bolseiros, promovendo não só a sua sindicalização, mas também a integração efetiva dos mesmos no sistema de investigação e de ensino superior.

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas