Breves

Novos Órgãos Nacionais do SNESup Iniciam Funções

No passado dia 3 de julho, tomaram posse os novos Órgãos Nacionais do SNESup, eleitos nos dias 22 e 23de Junho, onde, de acordo com o previsto nos Estatutos e nos seus Regulamentos de Funcionamento, foram eleitas as suas estruturas e titulares de cargos de coordenação.

A Mesa do Conselho Nacional ficou constituída por Raul Jorge (Universidade de Lisboa) como Presidente, por Elisabete Freire (Universidade Técnica de Lisboa), João Leitão (Instituto Politécnico da Guarda), Teresa Nascimento (Universidade da Madeira) e António Oliveira (Instituto Politécnico de Beja) como Vice-Presidentes, e quatro Secretários (Vitor Ambrósio, Nuno Sousa, José Cavaleiro Rodrigues e Maria Marise Almeida).

A Direcção elegeu António Vicente (Universidade da Beira Interior) como Presidente, tendo ainda constituído uma equipa de Vice-Presidentes composta por Teresa Alpuim (Universidade de Lisboa), José Moreira (Universidade do Algarve), José Rodrigues (Instituto Politécnico do Porto) e Catarina Fernando (Universidade da Madeira).

A Direcção elegeu ainda uma Comissão Permanente composta por cinco elementos e Teresa Alpuim (Universidade e Lisboa) como Coordenadora, bem como os Coordenadores e Membros das Áreas de Responsabilidade.

Informação adicional na Secção “Quem Somos “ do site, Orgãos e Composição.

http://www.snesup.pt/cgi-bin/getinfospl?EEVVEupEVESAkcFluE

 

SNESup apresenta propostas para negociação ao MFAP

O nosso Sindicato voltou a reivindicar a sua participação nas negociações gerais anuais com o Ministério das Finanças e Administração Pública, tendo apresentado em 26 de Julho uma proposta da qual destacamos:

• a revisão do regime de progressão remuneratória das carreiras pluricategoriais (verticais);

• a garantia de que nenhuma carreira terá, para efeitos de progressão obrigatória, exigências superiores às da lei geral;  

• o direito a descontar para a segurança social em todas as situações a que corresponda exercício de funções;

• a contagem do tempo de período experimental em caso de mudança para outro organismo ou instituição;

• a extensão às associaçções sindicais do direito a suscitar a declaração de ilegalidadde, com força obrigatória geral, dos regulamentos emitidos por entidades empregadoras públicas.

 

Ensino Superior Público Aumenta o Número de Vagas

Segundo dados divulgados pelo MCTES, o número de vagas do Ensino Superior para o ano letivo de 2010/2011 aumentou 4% em relação ao ano anterior.

Serão assim admitidos 53986 novos alunos no ano letivo de 2010/2011, um aumento que, de acordo com declarações do ministro da tutela, resulta fundamentalmente do “Contrato de Confiança” assinado entre governo e instituições.

O objetivo é, assumidamente, melhorar as estatísticas. Tendo em vista a concretização da estratégia europeia Europa 2020, pretende-se atingir a meta de 40% de diplomados de ensino superior, na faixa etária dos 30-34 anos, em 2020.

Estaremos atentos à atribuição de carga letiva para além do que os Estatutos prevêem e à criação de “figuras” pouco ortodoxas de mão-de obra barata.

Por lapso, o artigo “A escola superior artística: formas de funcionamento no universo politécnico”, publicado no nº 36 da Ensino Superior – Revista do SNESup, não saiu assinado. À autora, Helena Vasques de Carvalho, as nossas desculpas.

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas