Resposta humana ao humor: humor como resposta humana

Autora: Helena José
Editora: Editora Lusociência, 2010

O livro surge na sequência da conclusão do doutoramento em Enfermagem pela autora, em 2009, sendo a primeira doutora pela Universidade de Lisboa, nesta área do conhecimento.

Pretende ajudar a compreender a utilização do humor nos cuidados de saúde, em geral, bem como dar a conhecer os modos de o implementar no cuidado de enfermagem, alertando para o facto de, numa sociedade narcisista, onde impera a angústia do envelhecimento, das rugas, e da obsessão com o aspecto estético, ser necessário trazer o belo para a alma.

O humor, que se encontra intimamente ligado ao bem-estar, tem vindo a ser reconhecido como um importante mecanismo para ajudar as pessoas a lidar com situações difíceis e um poderoso estimulante das endorfinas naturais e do sistema imunitário.

Resposta humana ao humor: humor como resposta humana reveste-se de particular interesse para todos os profissionais que exercem profissões de ajuda, "quer pelo proveito pessoal que dela podem retirar, quer pela possibilidade que têm de transpor os benefícios oriundos do humor, para as relações profissionais que estabelecem".

Helena José, enfermeira e mestre em comunicação em saúde pela Universidade Aberta (Lisboa), doutora pela Universidade de Lisboa, em 2009, é docente da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve. A autora publicou no nº 32 da Ensino Superior "Humor na Esfera de Competências dos Enfermeiros".

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas