Quilómetros, Euros e pouca terra

Autor: Daniel Murta
Editora: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2010

Assumindo-se como um manual, o livro surge na sequência da criação e lecionação, da disciplina de Economia dos Transportes, na licenciatura de Economia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Apoia-se, essencialmente, no livro de Emile Quinet e Roger Vickerman, Principles of Transport Economics, na análise de dados estatísticos, na experiência de investigação, em particular na Tese de Doutoramento do autor (O mercado português de transporte de pessoas em média e longa distância - A escolha inter-modal), sob a perspetiva da Economia Industrial.

Partindo da definição do tema, para caracterizar, de seguida, a importância do mesmo em vários domínios (cap. I), a obra faz uma descrição dos principais modos de transporte (cap. II). Existem muitas referências à União Europeia e, em menor escala, às outras grandes economias mundiais, principalmente nos mercados de transporte mais globalizados, não obstante o enfoque principal ser, naturalmente, Portugal. No capítulo III abordam-se as relações com o espaço e a Economia Urbana. O capítulo IV dá conta do que de específico há na análise aos custos e à procura no contexto dos transportes, com destaque para a importância do tempo, das infra-estruturas e das externalidades.

O capítulo V detalha os vectores de organização dos mercados e as dimensões da presença do Estado.

Daniel Murta é Professor Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Criou em 2007 a disciplina de Economia dos Transportes, no âmbito da licenciatura em Economia. Leciona também Álgebra Linear, e é coordenador de Economia do Gabinete de Relações Internacionais da FEUC.

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas