Global University Network for Innovation

http://www.guni-rmies.net/

A Rede Global Universitária para a Educação – GUNI é composta pelas cátedras UNESCO para o Ensino Superior, por unidades de investigação e redes relacionadas com a inovação e o compromisso social da educação superior, num total de 179 instituições de 68 países.

A GUNI foi criada pela UNESCO, a Universidade das Nações Unidas e a Universidade Politécnica da Catalunha, na sequência da Conferência Mundial sobre Ensino Superior, realizada pela UNESCO em 1998 para dar continuidade às suas principais decisões e facilitar a sua implementação.

A GUNI tem como missão contribuir para o fortalecimento do papel do Ensino Superior na sociedade, através da reforma e da inovação das políticas de educação superior em todo o mundo, numa perspetiva de serviço público, relevância e responsabilidade social.

Nessa medida, os principais objetivos da GUNI passam por:

• Ajudar a reduzir as diferenças no domínio do Ensino Superior entre os países desenvolvidos e os países em vias de desenvolvimento;
• Fomentar a cooperação entre as instituições de Ensino Superior e a colaboração dessas instituições com a sociedade;
• Promover o intercâmbio de recursos, ideias e experiências inovadoras para facilitar o papel do Ensino Superior no domínio da transformação social e através de processos institucionais de mudança.
Entre as principais atividades da GUNI destacam-se:
• A produção (em inglês, castelhano e chinês) de relatórios temáticos sobre o estado do Ensino Superior no mundo, centrados, sobretudo, na responsabilidade social das universidades;
• A manutenção de um Observatório de identificação, difusão e transferência de boas práticas e experiências inovadoras;
• A organização de uma Conferência Internacional temática, em Barcelona, sobre Ensino Superior, realizando-se a próxima de 23 a 25 de novembro;
• A realização de projetos de investigação.

No site da GUNI podem ser encontradas, além de artigos, entrevistas, com académicos e observadores da vida universitária, muito interessantes, sobre os mais diversos aspetos do Ensino Superior.

A GUNI dispõe de gabinetes regionais que representam a Rede em cada uma das cinco regiões do mundo (Ásia e Pacífico, América Latina e Caraíbas, África subsariana, Países árabes, Europa e Estados Unidos).

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas