Plural de Cidade: novos léxicos urbanos

Autores: Carlos Fortuna e Rogério Proença Leite (Orgs.)
Editora: Almedina, 2009

Organizado por Carlos Fortuna e por Rogério Proença Leite, Plural de cidade resulta da investigação desenvolvida no âmbito da Rede Brasil-Portugal de Estudos Urbanos, procurando discutir conceitos que dêem conta das interfaces e das liminaridades que as díspares práticas urbanas apresentam hoje. "Plural de cidade são as cidades que existem dentro da cidade. Não é um conjunto diverso de cidades, nem uma questão de geografia. Plural de cidade são os territórios díspares que fazem a cidade, as políticas sócio-urbanas e a sua ausência, o atropelo aos direitos e as paisagens de privilégio, as formas de segregação e a ostentação, a cultura, a saúde, o emprego, o dinheiro, o futuro e, ao mesmo tempo, a falta de todos eles".

Além dos organizadores, o livro traz textos de autores como Antônio Arantes, Silvana Rubino, Paulo Peixoto, Heitor Frúgoli, Sérgio Braga, José Guilherme Magnani, Lúcia Bógus,  Cristina Meneguello,  Luciana Mendonça, Fraya Frehse, João Teixeira Lopes, Irlys Barreira, Eva Vicente, Clarissa Gagliardi, Eugénia Rodrigues, Ulisses Rafael, Ana Rosas Mantacón e Claudino Ferreira.

Carlos Fortuna é Professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais. Rogério Proença Leite, que assina a "opinião" neste número da Ensino Superior, é Professor Associado da Universidade Federal de Sergipe. Os autores coordenam a  Rede Brasil-Portugal de Estudos Urbanos.

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas