O Financiamento do Ensino Superior Português

Autora: Luísa Cerdeira
Editora: Almedina, 2009

O financiamento do ensino superior tem sido tema central do debate político e social, em Portugal e no mundo. Estranhamente, pelo menos entre nós, a investigação científica parece alheada desta problemática.

Desenvolvida no âmbito da Economia da Educarão, a tese de Luisa Cerdeira vem alterar significativamente este estado de coisas. Há Três aspectos que merecem destaque e que revelam bem a qualidade do trabalho que agora se publica em livro.

Em primeiro lugar, a pertinência e a coragem na escolha do tema. O impacto público da sua investigação, nos meios académicos e na comunicação social, é a recompensa merecida de uma opção ousada, que concebe o trabalho científico como um elemento fundamental de suporte às políticas públicas.

Em segundo lugar, a dimensão internacional da tese. No campo da educação, e das ciências sociais em geral, os estudos comparados, reconhecidamente necessários, são sempre de difícil concretização. A inserção de Luísa Cerdeira no International Comparative Higher Education Finance and Accessibility Project (State University of New York at Butïalo) permitiu-lhe sistematizar um conjunto impressionante de dados e interpretar o caso português à luz de um enquadramento mais global.

Em terceiro lugar, o rigor e a profundidade do trabalho empírico. Com grande frequência, os trabalhos comparados, de maior amplitude, tendem a revelar-se frágeis do ponto de vista empírico. Não é o que se passa com a pesquisa de Luisa Cerdeira. A recolha estatística e os inquéritos aos estudantes, tal como são apresentados e analisados nos capítulos 3 e 4, confirmam o rigor da metodologia utilizada e a qualidade das suas reflexões e conclusões.

Nota: O texto é um excerto da nota de apresentação da autoria de António Sampaio da Nóvoa.

Luísa Cerdeira é licenciada em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da UTL. É docente a Administradora da Universidade de Lisboa, onde concluiu o seu doutoramento sobre o financiamento do ensino superior e os custos da educação para os estudantes.

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