ENCONTRO COM A CIÊNCIA 2009

Em 29 e 30 de Julho passado, com a presença do primeiro-ministro na sessão de abertura, teve lugar, na Fundação Calouste Gulbenkian, o III Encontro com a Ciência - Ciência 2009.

Divulgar a Ciência que se faz em Portugal, estimular a cooperação científica e fomentar o diálogo entre os cientistas e a sociedade é o objectivo destes encontros que vão na sua terceira edição, estando a quarta marcada para Maio de 2010. O Ciência 2009, que pretendeu, tal como as edições anteriores, ser o ponto de encontro e de troca de conhecimentos entre a comunidade científica portuguesa, constituiu uma oportunidade privilegiada para conhecer o trabalho dos cientistas portugueses nas mais relevantes áreas de actividade. Todavia, como vem sendo habitual, excluindo a muito participada sessão de abertura, a relevância pública deste evento, que se desejaria mais participado pelo público não especialista, foi muito limitada.

A iniciativa do evento é do Conselho dos Laboratórios Associados, em colaboração com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e reúne, em perspectivas interdisciplares, grande parte da comunidade científica portuguesa.

 O terceiro Encontro, que deixou de fora muitas das propostas de debate submetidas ao Conselho dos Laboratórios Associados, visando uma maior aproximação da ciência às preocupações públicas, prosseguiu o debate em torno das mais importantes linhas de actividade científica em Portugal, bem como os avanços científicos e tecnológicos em áreas como a das novas terapias celulares, células estaminais, nanotecnologia, organismos geneticamente modificados, novos materiais para novos produtos, transferência e comercialização de tecnologia, cidadania e segurança, sistemas sustentados de enrgias e transportes, redes de nova geração e internet de futuro, entre outros.

Além dos respresentantes das unidades de investigação científica, naquela que é uma vontade deliberada deste evento, participaram também no Encontro representantes de empresas envolvidas na investigação científica.

O Encontro incluiu a realização da Performance "Arte e Ciência" e o Lançamento Público do Programa "Residências Arte e Ciência 2009".

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas