Associação Nacional de Investigadores Cientificos

A contratação de 1000 doutorados para o Sistema Científico Nacional alterou a realidade da Investigação Científica, tendo contribuído para a emergência de uma nova comunidade que, sendo em parte composta por cidadãos estrangeiros, procura o seu espaço identitário e de afirmação.

É, assim, natural que estejam a ser dados os primeiros passos para a emergência de uma associação que reúna os investigadores contratados no âmbito do Compromisso com a Ciência. Esse esforço emergiu na Universidade do Minho, inicialmente junto dos contratados no âmbito do Ciência 2007, tem o seu espaço embrionário em http://www.investigadores-uminho.pt.vu/ e conta com um grupo de trabalho que tem procurado alargar a rede de contactos no plano nacional.

Em 25 de Maio, a Rede de Investigadores Auxiliares da Universidade do Minho organizou o "I Encontro Nacional de Investigadores Auxiliares", que se destinou a debater a integração dos Investigadores Auxiliares nas suas comunidades locais e as preocupações relativas a um adequado desenvolvimento de um trabalho científico de qualidade. O debate teve a participação de deputados da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, o que possibilitou uma audição parlamentar no dia 8 de Julho.

A Rede de Investigadores Auxiliares da Universidade do Minho, em colaboração com o comité de instalação da futura "Associação Nacional de Investigadores Científicos", esteve envolvida na elaboração de uma sondagem nacional sobre os investigadores auxiliares e os seus contextos de trabalho, cujos resultados podem ser consultados  em http://www.ceb.uminho.pt/ciencia2007/survey.pdf

A "Associação Nacional de Investigadores Científicos" pretende representar os investigadores identificados no decreto-lei 124/99 e tem os objectivos de procurar conhecer as políticas de investigação do governo no que respeita ao número de investigadores principais a contratar e contribuir para a definição de critérios transparentes para avaliação dos investigadores e sua progressão na "carreira".

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas