Serviço público, que futuro?

Autor: Maria Manuel Leitão Marques
Editora: Almedina, 2009

O livro reúne reflexões escritas, desde 2005, sobre desafios que autora enfrentou ao desempenhar funções na Unidade de Coordenação da Modernização Administrativa e posteriormente como Secretária de Estado.

Grande parte dos textos aqui reunidos foram publicados no Diário Económico. Outros no Economista - Anuário da Economia Portuguesa  e ainda em outras publicações.

Das medidas emblemáticas, como, por exemplo, o "Documento Único Automóvel" ou a "Empresa na Hora", ao "Cartão de Cidadão", ao lançamento e expansão das lojas do cidadão da segunda geração ou o SIMPLEX, há um conjunto de reflexões programáticas que a autora expõe no primeiro dos seis capítulos que compõem o livro.

 Os restantes cinco capítulos são consagrados ao Simplex e à simplificação de procedimentos administrativos (segundo capítulo), ao uso das tecnologias para promoção da simplificação (terceiro capítulo), aos constrangimentos da simplificação administrativa (quarto capítulo), à avaliação externa dos procedimentos do Simplex (quinto capítulo) e a redlexões prospectivas e conjecturas sobre tendências actuais e futuras do campo da modernização administrativa.

Maria Manuel Leitão Marques é Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Professora Catedrática da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigadora do Centro de Estudos Sociais.

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas