Associação Viver a Ciência

  http://www.viveraciencia.org/

http://viveraciencia.wordpress.com/

Coordenada por Joana Barros, desde Fevereiro de 2008, numa equipa que integra ainda Raquel gaspar, Sofia Rodrigues, Ana trindade, Sílvio Mendes, David Marçal e Pedro Falcão, a Associação "Viver a Ciência" pretende promover e divulgar a investigação científica envolvendo os cidadãos.

Assumindo que a Ciência e a Tecnologia são hoje os motores das sociedades modernas e desenvolvidas, a "Associação Viver a Ciência" pretende contribuir para a promoção da ciência e dos seus cientistas, ao mesmo tempo que procura encorajar o financiamento privado em investigação científica.

Em concreto, a "Associação Viver a Ciência" persegue os seguintes objectivos:

  • Fomentar o envolvimento dos cidadãos na investigação científica;
  • Promover, junto de entidades privadas e indivíduos, a investigação científica realizada em Portugal, evidenciando a sua elevada qualidade e competitividade internacional;
  • Apoiar o desenvolvimento de carreiras em investigação, angariando financiamentos privados.

Na prossecução dos seus objectivos, a Associação aceita trabalho de voluntariado, donativos e está aberta à inscrição de associados.

Durante o mês de Agosto, a "Associação Viver a Ciência", através de uma parceria concretizada com o "Jornal de Negócios", procurou levar a ciência ao Verão dos leitores, publicando 10 artigos de divulgação científica naquele meio de comunicação.

A página da "Associação Viver a Ciência" conta com uma loja, onde podem ser adquiridas colecções de postais e livros para crianças. Conta igualmente com um Fórum de discussão e com um Blog.

Com um nível de participação limitado, visível, por exemplo, no uso do Fórum e do Blog, a página da "Associação Viver a Ciência" preconiza algumas boas ideias cuja ambição e capacidade de realização é talvez maior que o interesse público suscitado pela ciência, como, por exemplo, a concretização de objectivos filantrópicos no campo da obtenção de recursos através da criação de uma base de dados onde podem ser escolhidos projectos de investigação científica a apadrinhar.

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas