Por um sindicalismo renovado

Autores: AAVV
Editora: Comissão Nacional Justiça e Paz/Gráfica Almondina, 2009

 

Reunindo comunicações apresentadas no Seminário "Por um sindicalismo renovado", organizado pela Comissão Nacional Justiça e Paz, através do seu Grupo de trabalho "Economia e Sociedade", em 19 de Janeiro de 2007, e que contou com as presenças de João Proença e de Manuel Carvalho da Silva, o livro condensa textos de natureza diversa sobre os desafios do sindicalismos no século XXI.

A incontornável globalização das economias, o impacto das grandes potências emergentes, a crescente importância da tecnologia e da economia do conhecimento, a individuação e polissemia das relações de trabalho, a profunda alteração na correlação de forças sociais, entre outras, são problemáticas abordadas nesta obra.

A primeira parte do livro inclui os textos apresentados no seminário.

A segunda parte comtempla uma síntese, elaborada  por Cláudio Teixeira, do debate ocorrido, assim como relatos orais desse debate e textos do painel "Por um sindicalismo renovado para enfrentar a globalização".

A terceira parte é uma reflexão pós-seminário, elaborada pelos membros do Grupo de Trabalho e que tem Mário Murteira como relator.

Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) é um organismo laical da Conferência Episcopal Portuguesa, criado com a finalidade genérica de promover e defender a Justiça e a Paz, à luz do Evangelho e da doutrina social da Igreja. A Comissão actua sob a sua própria responsabilidade, não vinculando a Hierarquia com as suas actividades e tomadas de posição.

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas