Vidas a descobrir: mulheres cientistas do mundo lusófono

Autores: Joana Barros  (Org.)
Editora: Temas e Debates/Círculo de Leitores, 2009

O português como língua materna, a dedicação à ciência e ao conhecimento como missão. A história e o universo de dez mulheres cientistas retratadas em "Vidas a Descobrir: Mulheres Cientistas do Mundo Lusófono".

De Angola ao Brasil, de Cabo Verde à Guiné-Bissau, passando por Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, em histórias de vida assinadas por jornalistas escritores e fotógrafos lusófonos (Ana Sousa Dias, Rafael Marques, Chó do Guri, Marisa Serafim, Marco Antinossi, Rafael Marques e Sílvio Mendes), revelam-se mulheres que desafiaram estereótipos socioculturais, raciais e de género e que deram um contributo decisivo para as áreas de conhecimento em que trabalham. Reunindo reportagens realizadas entre 2006 e 2008, o livro permite conhecer cientistas oriundas de sete países lusófonos: Anabela Leitão (Angola) - Engenharia Química e Ambiental, Univ. Agostinho Neto, Angola; Norma Andrews (Brasil) - Microbiologia, Univ. de Yale, EUA; Thaisa Storchi Bergmann (Brasil) - Astrofísica, Univ. Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; Niède Guidon (Brasil) - Arqueologia, Parque Nacional Serra da Capivara, Brasil; Fátima Monteiro (Cabo Verde) - Ciências Políticas, Univ. Católica Portuguesa, Portugal; Amabélia Rodrigues (Guiné-Bissau) - Epidemiologia, Projecto de Saúde Bandim, Guiné-Bissau; Alcinda Honwana (Moçambique) - Antropologia/Sociologia, Open University, Reino Unido; Cláudia Sousa (Portugal) - Primatologia, Univ. Nova de Lisboa, Portugal; Irene Fonseca (Portugal) - Matemática, Univ. de Carnegie Mellon, EUA e M. Jesus Trovoada (S.Tomé e Príncipe) - Antropologia Biológica, Instituto Gulbenkian de Ciência, Portugal.

Joana Barros nasceu no Porto em 1975. É formada em Genética Molecular e doutorada em Biologia Celular e Molecular do Cancro pela Univ. de Londres. Desde 2005 que está a fazer um pós-doutoramento na Associação Viver a Ciência, uma organização formada por cientistas com o objectivo de aproximar a Ciência do público.

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas