Um final de legislatura atribulado

Paulo Peixoto
paulo.peixoto@snesup.pt

A aprovação, em final de legislatura, de um conjunto de diplomas, muito particularmente dos estatutos das carreiras docentes do Ensino Superior, concluindo um processo de revisão da arquitectura do sistema superior de ensino, trouxe consigo um final de legislatura particularmente atribulado para o Ministro Mariano Gago, que teve de enfrentar uma das mais fortes contestações de sempre no domínio do Ensino Superior.

De uma greve às avaliações no Ensino Superior Politécnico, que, ao longo de três semanas, suscitou adesões muito significativas e uma extensa cobertura mediática, a outras formas de manifestações e de protesto, foi evidente a insatisfação dos docentes relativamente aos regimes de transição consagrados nos estatutos das carreiras docentes.

Este número da Ensino Superior - Revista do SNESup dá uma cobertura particular a essas manifestações e iniciativas, designadamente àquelas que, em vão, foram dirigidas ao Presidente da República. Nas secções "Breves", "Intervenções" e "Secção jurídica" podem ser conferidos muitos dos argumentos que justificariam que os estatutos de carreira não tivessem sido publicados no último dia de Agosto.

Tendo a revisão dos estatutos de carreira deixado de fora os estatutos da carreira de investigação científica, na secção "Carreiras" conferimos um particular destaque às carreiras de investigação e à falta delas. Aproveitamos, nessa mesma secção, para focar problemas específicos como são, por exemplo, os que se reportam aos Investigadores Doutorados dos Laboratórios do Estado, aos bolseiros de investigação, e aos Investigadores Auxiliares contratados no âmbito do "Compromisso com a Ciência".

A Investigação Científica e a Ciência ganham ainda relevância na secção "Investigação Científica", onde destacamos uma reflexão sobre a "Pesquisa universitária como vocação" e na secção "Navegando na Internet".

Em tempo de crise, propomos um debate em torno das questões do consumo e do endivadamento, particularmente daquelas que afectam as classes sociais escolarizadas.

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