Educação e Formação: apoiando a educação e a formação na Europa e além fronteiras

http://ec.europa.eu/education/index_en.htm

Esta página oficial da União Europeia, embora prometa existir brevemente noutras línguas, apenas está disponível em inglês, o que é particularmente inapropriado atendendo aos seus objetivos concretos: promover a mobilidade e a formação numa Europa multilingue e multicultural.

Com uma navegação simples e apelativa, a página disponibiliza informação sobre o papel da União Europeia nos domínios da educação e da formação; sobre oportunidades no âmbito do novo programa de mobilidade Erasmus+; e sobre ferramentas, portais e parcerias a nível europeu no domínio da educação e formação.

No primeiro destes três domínios, a página oferece informação detalhada sobre o quadro estratégico europeu, designadamente sobre: emprego e crescimento; desenvolvimento de competências; competências e qualificações; inclusão social; educação e novas tecnologias; análise concreta das políticas educativas em várias áreas; empreendedorismo na educação; e grupos de peritos. Mas também sobre política escolar: competências-chave; educação pré-escolar; competências básicas; abandono precoce; diversidade étnica e migrações; profissões docentes. Sobre educação e formação vocacionais: sistema europeu de transferência de créditos para a educação e a formação vocacionais; aliança europeia para as aprendizagens. Ainda sobre educação de adultos e sobre cooperação internacional e políticas de diálogo. Não ficando de fora as politicas para o ensino superior, onde são tratados: o acesso; a qualidade; a mobilidade e a cooperação; a inovação; governação e financiamento; ferramentas para a transparência, a mobilidade e o reconhecimento de graus; e o processo de Bolonha.

No segundo domínio é disponibilizada informação sobre as várias oportunidades oferecidas pelo programa Erasmus+. No caso concreto do ensino superior, são destacadas as oportunidades para alunos, para professores, para funcionários e para alunos de mestrado. Mas também oportunidades de cooperação institucional e oportunidades de cooperação com o setor empresarial.

No terceiro domínio pode aceder-se a ferramentas úteis. Em concreto, ferramentas para a mobilidade, ferramentas para a qualidade, ferramentas para a transparência, sendo também disponibilizado acesso a portais e bases de dados da União Europeia que reúnem informação sobre as áreas cobertas por esta página.

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas