UC Digitalis

https://digitalis.uc.pt

 

Projetar a ciência da Lusofonia no mundo é um dos principais objetivos do projeto UC Digitalis. Este projeto, tornado público em outubro de 2012, agrega vários recursos bibliográficos disponibilizados, em conteúdo digital, no Portal UC Digitalis. Os recursos estão agregados em três instrumentos: Alma Mater, UC Pombalina e UC Impactum.

 “ALMA MATER é a Biblioteca Digital de Fundo Antigo da Universidade de Coimbra, constituída por um vasto acervo de obras, em geral publicadas antes de 1940, valorizando importantes núcleos que integram o rico património bibliográfico e documental das bibliotecas de diversas faculdades, como é o caso da Faculdade de Direito, da Faculdade de Letras, do Departamento de Botânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia e da Biblioteca Geral.

Nesta biblioteca digital encontramos livros antigos, manuscritos, cartas, fotografias, desenhos, etc. e parte de espólios de autores formados pela Universidade de Coimbra, e outros que passaram por Coimbra, e aqui deixaram a sua produção intelectual.

A POMBALINA é uma biblioteca digital de livros, assim designado em homenagem ao Marquês de Pombal, a quem se deve a decisão de criar a Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC), em 1772. Ligada embora diretamente à atividade editorial da IUC, a POMBALINA privilegia o diálogo com outras editoras, procurando assumir-se como uma plataforma de difusão da cultura e ciência produzidas em espaço lusófono.” Atualmente são associadas desta biblioteca digital a Annablume Editora, a Editora Universidade Católica de Petrópolis e a Imprensa da Universidade de Coimbra.

“IMPACTVM é uma biblioteca digital de artigos científicos e publicações periódicas, vocacionado para promover a ciência produzida em espaço lusófono. Em articulação com o ID@UC , a plataforma Web de revistas científicas da Universidade de Coimbra, incentiva à qualificação editorial dos títulos referenciados. Radicado embora na Universidade de Coimbra, é um projeto aberto à colaboração das melhores revistas de toda a lusofonia.” Conta atualmente com a inclusão de 28 publicações periódicas.

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas