Política e Sociedade - Teoria Social em tempo de austeridade

Autor: António Casimiro Ferreira

Editora: Vida Económica, 2014

 

Política e Sociedade - Teoria Social em tempo de austeridade retoma as reflexões feitas pelo autor em torno da sociedade da austeridade, aprofundando o argumento de que a austeridade também é uma configuração ideológica e política marcada pelo questionamento dos processos de legitimação e dos valores subjacentes às democracias.

Dirigido a todos quantos se interessam pelas teorias social, política e jurídica, o livro oferece uma panorâmica de diferentes abordagens dos fenómenos político-sociais mantendo-as em tensão com o atual momento marcado pelas transformações sociais em curso.” “António Casimiro Ferreira desmonta as teses que procuram impor a austeridade como “via de sentido único” para sair da crise. Coloca-nos perante «opções» e não perante «inevitabilidades». Devolve-nos um sentido de presença e de decisão. Explica-nos que somos responsáveis pelo que fazemos, mas também pelo que deixamos que os outros façam connosco.”

Sugere que uma das medidas alternativas à austeridade poderia passar pela ação política que, “num sentido amplo, controlaria os mercados e de uma forma clara estabeleceria as linhas em que os interesses gananciosos dos mercados financeiros se deveriam conter sem contaminar a dimensão social das sociedades e da vida das pessoas”.

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas