Educar, Defender, Julgar

Autores: Vários

Editora: Almedina, 2014

 

Com textos de Aniceto Afonso, António Almeida de Moura, António Santos Carvalho, António Vicente, Guilherme da Fonseca, Henrique Curado, Inês Seabra de Carvalho, João José Brandão Ferreira, Joaquim Formeiro Monteiro, José Mouraz Lopes, José P. Ribeiro de Albuquerque, Nuno Coelho, Paulo Ferreira da Cunha e Susana Barreto, Educar, Defender, Julgar é uma coletânea que resulta de uma parceria entre o Sindicato Nacional do Ensino Superior, a Associação dos Oficiais das Forças Armadas, a Associação Sindical dos Juízes portugueses e o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público. Associações estas que têm uma tradição limitada de diálogo entre si.

“A obra (...) é o resultado de um diálogo comprometido das Associações de profissionais que representam diferentes setores da vida nacional e que, para além dos seus interesses corporativos, defendem, sobretudo o Estado de Direito.

Num tempo em que a palavra reforma do Estado é confundida muitas vezes com políticas conjunturais sustentadas apenas no discurso económico, torna-se essencial demonstrar a relevância histórica das funções essenciais do Estado: a educação, a defesa e a justiça.” É este o objetivo fundamental desta obra peculiar que reúne textos de juristas e de não juristas, todos eles implicados no exercício de profissões que sustentam o Estado de Direito. Num momento de clara quebra de confiança entre a sociedade civil e os responsáveis pela governação, o livro refletindo sobre a interligação entre estes três pilares do Estado de Direito, assume grande pertinência e sentido crítico.

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas