Horizon 2020 The EU Framework Programme for Research and Innovation

http://ec.europa.eu/programmes/horizon2020/

 

O Horizon 2020 representa uma rutura, embora mantenha continuidades, com os anteriores programas de financiamento da ciência mantidos pela União Europeia, designadamente a sucessão de Programas-Quadro.

Como tem sido mostrado, o programa (e com ele as políticas europeias para a ciência e a investigação) está claramente estruturado nas narrativas do novo managerialismo público. A relação entre a ciência e a eficiência dos mercados e a predominância de indicadores quantitativos são desideratos assumidos. As ciências sociais e as humanidades pagam a fatura desta nova orientação.

O Horizon 2020, sendo o maior programa europeu de sempre de financiamento da ciência (79 biliões de euros para os próximos 7 anos – 2014/2020), transporta, na sua narrativa oficial, a promessa de tornar a ciência o grande motor de transformação da Europa e do reforço da competitividade da UE.

 

A página oficial do Programa está apenas disponível em língua inglesa.

 

Dentro da linha das páginas oficiais da União Europeia, trata-se de uma página sóbria, fácil de percorrer e onde pode ser encontrada a informação geral essencial para entender e concorrer ao programa.

O menu geral explica o que é o Horizon 2020; permite navegar e encontrar informação relacional por área científica; expõe as diretrizes para obter financiamento; e mantêm secções autónomas de notícias, eventos, multimédia, publicações e histórias de projetos. Em pé de página é disponibilizada uma secção de perguntas frequentes.

Em comparação com páginas de programas anteriores e outras páginas oficiais da UE, a página do programa assegura uma maior e melhor interatividade através do recurso a conteúdos vídeo.

Assegura também o acesso fácil e amigável a materiais, quer se trate de conteúdos destinados à imprensa e à divulgação, quer de relatórios e de publicações alusivos ao programa.

Uma ligação mais interativa com o programa e com as iniciativas que decorrem no seu âmbito pode ser assegurada via Twitter através de #H2020.

 

O portal dos participantes no Programa está disponível em http://ec.europa.eu/research/participants/portal/desktop/en/home.html.

 

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas