Perfil dos Docentes e Investigadores

Colega,

na sequência de iniciativas semelhantes, o SNESup disponibiliza, a partir de hoje, uma nova edição da infografia "Perfil dos Docentes e Investigadores do Ensino Superior Português”.

Da leitura do documento, destacamos como aspectos mais preocupantes: a quebra no número total de docentes nos anos mais recentes, o respectivo envelhecimento etário, o número extremamente reduzido de investigadores no emprego público, a concentração de cerca de metade dos docentes nas categorias profissionais iniciais (auxiliares e adjuntos) que indica a escassez de oportunidades de progressão e o peso inaceitavelmente excessivo de quem tem vínculos contratuais precários e exerce a tempo parcial.

Estes aspectos, no seu conjunto, devem preocupar-nos a todos e incentivar a nossa intervenção coletiva. Trata-se de um conjunto de obstáculos à manutenção e incremento da qualidade do ensino e da investigação nas universidades e nos politécnicos do nosso país que importa ultrapassar.

Conhecer as realidades em que nos inserimos é fundamental, tanto para nos identificarmos enquanto coletivo profissional como para desenvolvermos a nossa intervenção.

 

Saudações Académicas e Sindicais

A Direção do SNESup
6 de janeiro de 2017

» Ficheiros disponíveis para download:

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas