Leia artigos dos nº 62 e 63

O último é sempre o princípio de alguma coisa

Coloco um termo à função de diretor da revista (…).

DOI: 10.26329/2018.62/63.1

Espirais

As vozes da desgraça não são inocentes. Há quem sempre tenha lidado mal com um ensino superior massificado

DOI: 10.26329/2018.62/63.2

Breves

Progressões: reclamações passo a passo | Tomada de posse dos órgãos nacionais do SNESup| (...).

DOI: 10.26329/2018.62/63.3

Proposta de aletração da Lei

SNESup elabora proposta de alteração do orçamento de estado.

DOI: 10.26329/2018.62/63.4

Ata da Assembleia Geral Eleitoral

Resultados das eleições para os corpos sociais do SNESup (...)

DOI: 10.26329/2018.62/63.5

Órgãos SNESup biénio 2018-2020

òrgãos nacionais do SNESup para o biénio 2018-2020 (...).

DOI: 10.26329/2018.62/63.6

Discurso de tomada de posse

Discurso de tomada de posse de Álvaro Borralho - Presidente do Conselho Nacional do SNESup.

DOI: 10.26329/2018.62/63.7

Concursos no ensino superior público 2009-2018

Concursos no ensino superior público de 2009 a junho de 2018.

DOI: 10.26329/2018.62/63.8

Provas de agregação e concurso para associado

Dois textos de Luís Moniz Pereira publicados em 2000 pelo SNESup.

DOI: 10.26329/2018.62/63.9

A hora do mérito

O mérito não pode ser um ativo morto que define as carreiras especiais como especiais apenas porque são aberrantes.

DOI: 10.26329/2018.62/63.10

Looking back in anger

Comparação sobre a formulação e implementação de políticas de ensino superior em Portugal e na Finlândia.

DOI: 10.26329/2018.62/63.11

Academia e vaidade

Uma das coisas mais nocivas nos meios científicos, académicos e afins (...) é a vontade sôfrega e insensata de (...).

DOI: 10.26329/2018.62/63.12

O regime transitório do ensino superior politécnico

Anotações e comentários ao processo de transição dos docentes do ensino superior politécnico regulado pelo Decreto-Lei n.º 207/2009, de 31 de agosto, alterado pela Lei n.º 7/2010, de 13 de maio, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 65/2017, de 09 de agosto.

DOI: 10.26329/2018.62/63.13

Leia artigos do nº 61

Eleições no SNESup

Não votar é retirar força às ações do Sindicato. Uma democracia participada é sempre uma democracia mais legitimada. (…).

DOI: 10.26329/2018.61.1

Provas de Agregação

(…) abrir a possibilidade de concentrar as provas num único dia. (…) operacionalizar formas de remuneração/compensação efetiva para catedráticos (…)

DOI: 10.26329/2018.61.2

Breves

Progressões remuneratórias para as calendas gregas | Vendo para crer | MCTES invalida PREVPAP de docentes e investigadores | Aditamento Lei 65/2017 | (...).

DOI: 10.26329/2018.61.3

Assembleia Geral Eleitoral

SNSESup elege órgãos estatutários para o biénio 2018-2020 (...).

DOI: 10.26329/2018.61.4

Relatório de atividades da direção

Consulte o Relatório de atividaes da direção do SNESup relativo a 2017 (...)

DOI: 10.26329/2018.61.5

Infografia - Perfil do docente do ES

O Envelhecimento nítido das profissões docentes do ensino superior (...).

DOI: 10.26329/2018.61.6

Progressões remuneratórias

Parecer de Paulo Veiga e Moura sobre as progressões remuneratórias dos docentes do ensino superior.

DOI: 10.26329/2018.61.8

Leia artigos do nº 60

#eparacumprir

Por estes dias, várias universidades se têm congratulado com a melhoria que obtiveram recentemente num qualquer ranking. Uma das razões (…).

DOI: 10.26329/2018.60.1

Os salários dos professores

Comparar salários de docentes do ensino superior entre países da União Europeia é, praticamente, uma tarefa impossível. Os sistemas são (…).

DOI: 10.26329/2018.60.2

Breves

De atraso, em atraso | Com amigos destes ...! | A urgente e imperiosa regulação do ensino superior privado | 40% do pessoal docente da UC é convidado | (...).

DOI: 10.26329/2018.60.3

Iniciativa #eparacumprir (fotografias)

Veja as fotos enviadas por colegas de várias instituições no âmbito do inciativa #eparacumprir" (...).

DOI: 10.26329/2018.60.4

As opiniões dos leitores sobre a revista

Conheça as principais opiniões dos leitores sobre a revista "Ensino Superior - Revista do SNESup" (...)

DOI: 10.26329/2018.60.5

Moção para a reposição da legalidade, equidade e justiça

O SNESup tem denunciado com veemência um conjunto muito alargado de violações graves cometidas pelas instituições (...).

DOI: 10.26329/2018.60.6

Ouro, prata ou bronze - Teaching Excellence Framework

Teaching Excellence Framework e avaliação da qualidade do ensino. TEF resulta numa classificação de cada instituição que não retratará a situação de (…)

DOI: 10.26329/2018.60.7

Fundações públicas de direito privado

Será que o contribuinte português é a favor do maior endividamento público e externo de Portugal? Será esse o interesse público e nacional?

DOI: 10.26329/2018.60.8

Horas de aulas dos professores convidados

Parecer da Secretaria-Geral de Educação e Ciência (SGEC) que declara ilegal a subversão das percentagens de contratação dos docentes convidados.

DOI: 10.26329/2018.60.10

Leia artigos do nº 59

Saldos de ingerência

Ao arrepio do senso comum, uma máxima paradoxal e lacónica que se aplica à gestão das Instituições de Ensino Superior (IES) torna evidente que cada cêntimo poupado é um cêntimo perdido.

DOI: 10.26329/2017.59.1

Lei de equilíbrio orçamental

A situação de excedentes orçamentais (ou superavits), bem como a acumulação de saldos de gerência, cria um paradoxo perante o cenário de subfinanciamento crónico do sistema português de (...).

DOI: 10.26329/2017.59.2

Breves

FCT, sob escrutínio | PREVPAP, ainda | As lutas connvertem-se em vitórias | Regulamentação da Lei 57/2017 ou a tentativa da sua desvirtuação | O que fazem algumas instituições de ensino (...).

DOI: 10.26329/2017.59.3

Resolução do Conselho Nacional do SNESup

Tendo em conta o quadro de subfinanciamento do ensino superior público português, o qual apresenta a mais baixa percentagem de despesa pública (0,8%) dedicada ao (...).

DOI: 10.26329/2017.59.4

Fundações sem fundamentos e sem fundos

Não sou contra as Fundações em geral: aliás as Fundações (tal como as Associações Mútuas, e mais tarde as Cooperativas) fazem parte do espólio da esquerda (e sobretudo do ...)

DOI: 10.26329/2017.59.5

Infografia (receitas, emprego e corpo docente)

Receitas das Instituições de Ensino Superior | Infografia de comparação, para 2016, de uma institução fundacional (UP) e outra não fundacional (UC). Veja a evolução das receitas das IES.

DOI: 10.26329/2017.59.6

Sobre a conjuntura da universidade

Este trabalho analisa brevemente a história, ideologias e objetivos da criação das universidades e dos títulos Mestre e Doutor, fazendo ainda uma reflexão filosófica e axiológica sobre(...)

DOI: 10.26329/2017.59.7

A conferência Internacional do trabalho na Academia

Uma simulação inédita sobre o futuro do trabalho. E se a discussão do futuro do trabalho fosse estimulada nos espaços de produção de ciência e conhecimento científico e não apenas nos habituais (...)

DOI: 10.26329/2017.59.8

Carta da Provedor de Justiça ao reitor da Universidade de Coimbra

Em face do exposto, Senhor Reitor, não posso deixar de reiterar a necessidade de serem revistas as soluções contempladas no mesmo quanto à fixação do número de horas de serviço semanal (...)

DOI: 10.26329/2017.59.9