Ensino Superior - Revista do SNESup em distribuição

Está em distribuição o nº 47 da "Ensino Superior - Revista do SNESup"

Encontra aqui em anexo o Editorial e um artigo de Carlos Fiolhais.

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Não há Ensino Superior a mais!

É indesmentível a evidência que temos vindo a vincar: não há ensino superior a mais! Pelo contrário. Estamos ainda longe dos 40% de diplomados a que nos comprometemos, com os nossos parceiros europeus, alcançar em 2020. E só chegaremos lá com mais alunos no ensino superior.

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Estabilidade é Essencial para Reorganizar

O Diário de Notícias dá hoje destaque ao Ensino Superior com uma entrevista ao seu Secretário de Estado, um texto que merece leitura e onde se percebe que muito do que temos vindo a dizer tem razão de ser.

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De elementar justiça

Começa a ser consensual a ideia de que não há Ensino Superior a mais. As evidências não permitem já que os mais distraídos possam pensar de outra forma. E foi com agrado que ouvimos o Secretário de Estado do Ensino Superior dizer publicamente em Tomar no passado dia 4 de dezembro que não há Ensino Superior a mais. E tem-no repetido.

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A Ciência não merece tantas trapalhadas

A aposta na Ciência e Tecnologia, não só através na formação avançada de investigadores, como no seu enquadramento institucional, tem vindo a atravessar a agenda de vários governos. A necessidade de salvaguardar o investimento público na criação deste sistema foi mantido como objetivo concertado ao longo de décadas, permitindo a Portugal ultrapassar atrasos estruturais.

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Pela Consolidação dos Vínculos dos Docentes do Ensino Superior

o SNESup requereu ontem a abertura de negociação setorial visando a vinculação extraordinária de docentes do ensino superior contratados a termo, consolidando assim os vínculos de Colegas que há muitos anos vem mantendo contratos a termo com as suas instituições apesar de serem essenciais às mesmas.

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Do inverno que atravessamos

Há dias, na Assembleia da República, um Deputado classificava de “inverno científico” o que se está a passar em Portugal, a propósito dos resultados agora conhecidos sobre o concurso das bolsas de doutoramento e pós-doutoramento atribuídas pela FCT, que se apresenta como a desistência de uma estratégia competitiva que reunia um amplo consenso.

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Desafios para 2014

O ano de 2013 não foi dos mais fáceis que vivemos. Muitas foram as dificuldades e desafios que tivemos de enfrentar. 2014 não será muito diferente no que respeita a desafios e dificuldades. O ano será guiado por um Orçamento do Estado que corta novamente nas remunerações dos docentes e investigadores e insiste em continuar a diminuir as verbas transferidas para as instituições de ensino superior.

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O Ensino Superior e a Ciência são o que deles fizermos

O momento que vivemos, já de si bem difícil, poderá ser em 2014 ainda mais dramático para todos nós, para as nossas instituições, para o Ensino Superior e Ciência, e para o País.

A proposta de Orçamento do Estado para 2014 prevê um agravamento da diminuição dos vencimentos dos docentes do ensino superior e investigadores, o que na maioria dos casos se traduzirá numa redução de 12%. E ao que parece pode não ser uma redução temporária...

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Investigação: Faça lá fora cá dentro!

Todos sentimos as dificuldades crescentes para continuar a manter a qualidade do ensino e da investigação que os sucessivos cortes no financiamento das instituições trouxeram. A ciência não foi poupada e nos últimos anos os orçamentos da FCT diminuíram significativamente com impacto sério nos projetos aprovados, concursos abertos e verbas atribuídas.

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Lusófona: só pode haver qualidade de ensino com qualidade laboral

O SNESup tem estado a receber, nas últimas 2 semanas, informação de que se encontra em curso na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias um processo de despedimentos em larga escala. Temos estado a ser contactados por colegas na ULHT que estão a receber cartas que põem fim aos seus contratos, com fundamentos que não têm qualquer apoio na legislação em vigor.

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Pela Consolidação dos Vínculos, por Mais Justiça no Transitório

"Exmo Senhor
Professor Doutor NUNO CRATO
Ministro da Educação e Ciência

Assunto: Pedido de abertura de negociações sectoriais. Proposta de medidas legislativas alterando o regime transitório do Estatuto da Carreira Docente Universitária (ECDU). Proposta de medidas legislativas interpretando e alterando o regime transitório do Estatuto da Carreira do Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico (ECPDESP) e promovendo a vinculação extraordinária de docentes contratados a termo em função do reconhecimento de que preenchem dificuldades permanentes.

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