InfoSNESup 251 - em distribuição

» Ler Tudo


Ensino Superior em Portugal: Retrato Sociográfico 2015

O SNESup disponibiliza um retrato sociográfico sobre o ensino superior português que é a atualização de um relatório semelhante elaborado em 2012. O objetivo principal destes relatórios é a compilação e disponibilização de informação estatística que permita identificar tendências evolutivas gerais no que respeita aos docentes, alunos e diplomados do ensino superior.

O relatório que hoje se disponibiliza considera, em particular, os últimos 15 anos...

» Ler Tudo


OE 2016: SNESup em audição parlamentar

O SNESup será recebido pela Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, esta terça-feira 16 de fevereiro, por forma a apresentar as suas propostas de alteração à Lei de Orçamento de Estado para 2016. Tratam-se de propostas que possibilitam corrigir algumas situações de injustiça que persistem de anos anteriores, incluindo a necessária actualização dos vencimentos, nomeadamente por via da obtenção do título de agregado, bem como novos desafios colocados pelos artigos 23.º e 24.º da presente proposta de Lei.

Chamamos a atenção para a necessidade de inscrever no orçamento de estado a inversão da lógica de precariedade na contratação de investigadores, em particular no previsto no art.º 24.º. Note-se que existiam cerca de 800 a 1.000 investigadores dos programas Ciência que se mantêm sucessivamente em situação precária, nalguns casos há mais de uma década. Esta situação repete-se também nos bolseiros de pós-doutoramento. É preciso um sinal claro de inversão desta política de curto-prazo. A previsão de contratação de doutorados como forma de alimentar uma lógica de precariado prejudica o sistema como um todo e não pode continuar.

A Direção do SNESup
15 de fevereiro de 2016

» Ler Tudo


Resoluções Aprovadas

Caro colega,

tal como já havíamos indicado na InfoSNESup 246 está a ser uma semana intensa com vista à resolução dos problemas de precariedade no ensino superior e ciência.

A audição no parlamento do SNESup serviu para retirar quaisquer dúvidas que pudessem existir, numa intervenção muito forte em relação a possíveis oscilações de posicionamento.

Hoje, foram aprovadas as propostas apresentadas por BE, PCP e PS o que permite abrir caminho para a resolução de um problema crónico, graças ao espaço criado pelo 29M na Assembleia da República. ...

» Ler Tudo


Vencimentos 2016

Caro colega,

como habitualmente o SNESup disponibiliza no seu site uma tabela atualizada com os valores de vencimento para 2016. Pode encontrar a deste ano aqui.

Dado que a reposição de salários será efetuada de forma gradual por trimestre, apresentamos os valores para cada um desses mesmos momentos. Note-se, assim, que no 4º trimestre de 2016 os vencimentos serão iguais a 2010.

A publicação destas tabelas...

» Ler Tudo


SNESup com nova sede em Coimbra

Procurando melhorar, informamos que SNESup mudou a sua sede em Coimbra. Pode agora encontrar-nos na Rua do Teodoro nº 8, 3030-213 Coimbra (perto do Estádio Cidade de Coimbra e da Rua do Brasil).

O acompanhamento jurídico presencial em Coimbra passa a efetuar-se também nesta nova morada.
A nova sede está já em funcionamento, pelo que fica o convite para uma visita.

Nova sede em Combra

» Ler Tudo


Revista do SNESup nº 53

O número 53 da Ensino Superior – Revista do SNESup destaca a relação entre universidade e intelectualidade. Trata-se de uma relação aparentemente óbvia, mas que urge questionar.

» Ler Tudo


Queixa à Comissão Europeia

Na sequência da iniciativa que desencadeamos de apresentar Queixa à Comissão Europeia, da qual demos notícia foram recolhidos, após as sessões de esclarecimentos já referidas, um milhar de inquéritos de docentes e investigadores das universidades e politécnicos.

» Ler Tudo


Precariedade - É tempo de resolver

Vários meios de comunicação social têm noticiado a nossa entrega de queixa à Comissão Europeia por incumprimento da Diretiva Comunitária 1999/70, tendo tido particular destaque no Diário Económico. Como é óbvio as situações de precariedade arrastam-se e agravam-se, a par da situação de redução de financiamento das instituições.

» Ler Tudo


Diretiva/RT: A opinião da maioria

É já esta tarde que serão discutidos na Assembleia da República, em reunião da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, os projetos de resolução apresentados por diversos Grupos Parlamentares relativos aos Regimes Transitórios e aplicação da Diretiva 1999/70/CE ao Ensino Superior e Ciência.

» Ler Tudo


29M_RT: Pode-se fazer! (Ensino Superior Universitário)

Se há algo que o SNESup já demonstrou é que se pode fazer. Em 2009 muitos não acreditavam que se pudesse intervir na revisão dos Estatutos, mas pôde-se fazer. Em 2010 sabíamos que era necessário intervir para corrigir; pôde-se fazer. Agora, poucos acreditavam que fosse possível reunirmos todos os Grupos Parlamentares para ouvirem em discurso direto os Docentes e Investigadores na Casa da Democracia.

» Ler Tudo


29M_RT: Pode-se fazer! (Ensino Superior Politécnico)

Se há algo que o SNESup já demonstrou é que se pode fazer. Em 2009 muitos não acreditavam que se pudesse intervir na revisão dos Estatutos, mas pôde-se fazer. Em 2010 sabíamos que era necessário intervir para corrigir; pôde-se fazer. Agora, poucos acreditavam que fosse possível reunirmos todos os Grupos Parlamentares para ouvirem em discurso direto os Docentes e Investigadores na Casa da Democracia.

» Ler Tudo


Entrevista aos autores de "Satisfação e Motivação dos Académicos no Ensino Superior Português"

Aceda no canal do SNESup no YouTube à entrevista aos autores do livro "Satisfação e Motivação dos Académicos no Ensino Superior Português", publicado pela Almedina.

» Ler Tudo


O Regime Transitório não termina a 31/08/2015! (Ensino Superior Universitário)

Dadas as inúmeras dúvidas que nos chegam relativas ao regime transitório do ECDU, apresentamos uma síntese das mesmas e a ligação onde podem ser percebidas as soluções expostas.

» Ler Tudo


O Regime Transitório não termina a 31/08/2015! (Ensino Superior Politécnico)

Dadas as inúmeras dúvidas que nos chegam relativas ao regime transitório do ECPDESP, apresentamos uma síntese das mesmas e a ligação onde podem ser percebidas as soluções expostas.

» Ler Tudo


SNESup denuncia FCT ao Ministério Público

Como se soube, o processo de avaliação das Unidades de I&D realizado pela FCT teve um amplo conjunto de irregularidades. Durante os últimos meses, o SNESup trabalhou com vista a compilar as várias informações que vieram a público e, através do nosso apoio jurídico, foi desenvolvida uma denúncia que agora apresentamos ao Ministério Público.

» Ler Tudo


Não há Ensino Superior a mais!

É indesmentível a evidência que temos vindo a vincar: não há ensino superior a mais! Pelo contrário. Estamos ainda longe dos 40% de diplomados a que nos comprometemos, com os nossos parceiros europeus, alcançar em 2020. E só chegaremos lá com mais alunos no ensino superior.

» Ler Tudo


Pela Consolidação dos Vínculos dos Docentes do Ensino Superior

o SNESup requereu no passado dia 23 de janeiro a abertura de negociação setorial visando a vinculação extraordinária de docentes do ensino superior contratados a termo, consolidando assim os vínculos de Colegas que há muitos anos vem mantendo contratos a termo com as suas instituições apesar de serem essenciais às mesmas.

» Ler Tudo


© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas