Mesa Redonda sobre Solidariedade Interprofissional

 

O SNESup, cujos Estatutos marcam bem o seu carácter de sindicato profissional de docentes do ensino superior e investigadores , também se obriga estatutariamente a um  posicionamento de "solidariedade com as restantes classes profissionais, e em particular para com os docentes de outros níveis ou graus de ensino e para com os quadros científicos e técnicos não vinculados a instituições do ensino superior, com consequente colaboração, sem prejuízo da autonomia de decisão do Sindicato, com outras associações, sindicais e não-sindicais, nacionais, estrangeiras e internacionais" (cfr. alínea d) do nº 2 do Artigo 3º - "Princípios dos Estatutos".

Como se tem reflectido este comando estatutário na vida do SNESup ? Este vem construindo nos anos mais recentes um relacionamento cordial com a Associação Sindical dos Juízes Portugueses e o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, acordou há semanas linhas de cooperação com o Sindicato dos Jornalistas, já manifestou interesse em dialogar com a Associação dos Oficiais das Forças Armadas e a Associação Sindical dos Diplomatas Portugueses e colabora com a Associação de Bolseiros de Investigação Científica, com a qual tem um protocolo, desde o seu lançamento, aceitando aliás  a inscrição de bolseiros no SNESup. Trata-se em todos estes casos de profissões de "elevada exigência, qualificação e responsabilidade" como desde a Comissão Interescolas de 1989, pela voz de Mário Leston Bandeira, se identificam os docentes do ensino superior e investigadores.

Mas como reage o SNESup aos pedidos / propostas de apoio a, associações sindicais da PSP, de maquinistas, de estivadores? Serão os seus associados verdadeiramente cidadãos do mundo, solidários com as lutas destas classes profissionais? Até que ponto uma Direção do SNESup pode comprometer a classe que representa com o apoio a lutas de outras classes ?

Publicámos em Outubro no nosso site, Debates e Dossiers, Temas de Actualidade, um artigo de Alan Stoleroff sobre a greve dos estivadores - All’s fair in love and (class) war (caso a ligação não funcione veja no final da página como Ficheiro disponível para descarregar)

Será que existem condições para o lema solidarity for ever ser partilhado pelo SNESup?

Venha discutir este tema na Mesa Redonda sobre Solidariedade Interprofissional que terá lugar na sede nacional do SNESup na 6 ª feira, 11 de janeiro de 2013, a partir das 14.30.

» Ficheiros disponíveis para download:

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas