Balanço do Encontro "Rede de Ensino Superior: o Futuro"

 

Caros Colegas,

 

O Encontro "Rede de Ensino Superior: o Futuro" contou com a presença de alguns dos principais protagonistas do Ensino Superior, sendo o primeiro de uma série de debates sobre este tema. Foi um encontro intenso, onde foi possível perceber que existem várias posições e pontos de vista que partem de uma realidade diversa, sendo por isto uma matéria que requer, necessariamente, tempo e reflexão. Importa sobretudo sublinhar a forma como foi possível perceber a relação intrínseca entre as instituições e o seu contexto. Vários dos indicadores apresentados, enriquecem a discussão e permitem perceber melhor a realidade da rede e algumas das hipóteses de futuro.

 

Houve por isso uma participação efetiva dos presentes, do qual também fez parte o atual Secretário de Estado, que participou ativamente na discussão, e que mereceu a atenção de alguns meios de comunicação.

Se há algo que ficou claro em Tomar é que não existem instituições a mais, tal como sempre afirmámos. A tónica deve, assim, ser colocada nas questões da reorganização e não na racionalização. Os constrangimentos financeiros têm um impacto muito sério na possibilidade das instituições concretizarem a sua missão, a qual tem de ser vista numa matéria de coordenação e não de competição. Há, no entanto, mais dados a analisar, mais opiniões que importa recolher, num tema que não se esgota apenas num evento. A matéria apresentada é algo que abre, sobretudo, a possibilidade de pensar e de surgirem novas propostas, sustentadas pela informação e conhecimento (algo que faz parte da realidade intrínseca do Ensino Superior). Trata-se de um contributo efetivo para o futuro do Ensino Superior.

Uma palavra de agradecimento aos oradores, que aceitaram participar neste encontro e que contribuíram para enriquecer esta discussão sem bloqueios, a todos os participantes bem como ao Instituto Politécnico de Tomar por acolher esta discussão.

Estamos a recolher o conjunto de comunicações, por forma a poder conseguir alicerçar este debate através de uma coletânea de contributos. A estes irão juntar-se a contribuição dos participantes dos próximos encontros, dos quais daremos conhecimento em breve.

Entretanto pode ver ou rever aqui o registo vídeo do Encontro.

Numa realidade marcada por cortes e constrangimentos, colocar em cima da mesa uma matéria como esta, obriga necessariamente a uma intervenção que atalhe possíveis estratégias de desmembramento, não nos descentrando da realidade de defesa do Ensino Superior. Estamos, como sempre, envolvidos em várias frentes e contamos com todos!

 

Saudações Académicas e Sindicais,

A Direção do SNESup,
em 6 de dezembro de 2013

© copyright SNESup | Todos os direitos reservados

 
visitas