Imprensa Sindical

 Informação aos Associados Janeiro de 2003 - Segunda Quinzena

 

SNESUP JÁ TEM SEDE EM COIMBRA

 

O SNESup arrendou no corrente mês de Janeiro instalações para a sua sede em Coimbra, que será brevemente inaugurada. Trata-se essencialmente de um espaço para atendimento de associados, designadamente em matéria de apoio jurídico, e para realização de reuniões de associados ou de delegados sindicais.

 

Somos desde o início um Sindicato de âmbito nacional, com implantação na generalidade das universidades e institutos politécnicos. Tardámos contudo em dar expressão, no plano logístico, a esta característica. Com a abertura em 2001 da sede do Porto, e agora, da nova sede em Coimbra foram sendo criadas condições para o reforço do número de associados, objectivo que vem sendo atingido, e para uma maior participação destes, que desejaríamos fosse mais activa.

 

A Direcção do SNESup agradece ao Delegado Regional de Coimbra, colega Paulo Peixoto (FEUC), o esforço desenvolvido com vista à criação da nova sede.

 

 

ENCONTRO DO SNESUP EM FEVEREIRO

 

O SNESup vai realizar em 21 e 22 de Fevereiro, no Metropolitan Lisboa Hotel (à Soeiro Pereira Gomes, em Lisboa) um Encontro sobre os temas que o MCES se propõe tratar com os seus diversos interlocutores nos próximos meses.

 

Dia 21 ( sexta feira), das 15 h. às 19 h. :

"Autonomia / Gestão / Financiamento

As questões do CIPES e algumas respostas".

 

Dia 22 (sábado), das 10 h. às 13 h. :

"Estatutos de Carreira

Valorização da Investigação Científica. Valorização da Pedagogia. A possibilidade de um Estatuto de Carreira único."

 

Para se inscrever basta enviar um mail para snesup@snesup.pt, indicando o nome, a instituição, e se vai estar presente em ambas as sessões ou só numa delas, e qual. (informação necessária para gerir os gastos com catering).

 

 

NOVO DIRECTOR DE ENSINO SUPERIOR – REVISTA DO SNESUP

 

Ensino Superior – Revista do SNESup vai passar a ter como Director a partir do nº 8 (Janeiro - Fevereiro) o colega Luís Belchior (FCUP), ao qual se deve aliás a iniciativa de criação da Revista, que constituiu uma das primeiras decisões da Direcção actualmente em funções, eleita em Junho de 2001.

 

O actual Director, colega Jorge Morais, que assumiu recentemente a responsabilidade pelo apoio jurídico a associados, mantém-se no Conselho Editorial.

 

Vão ser introduzidas algumas alterações no grafismo da Revista.

 

 

PROFESSOR EXONERADO POR PRESIDENTE DO IPL

 

O colega Teixeira Nogueira, Professor Adjunto do ISCAL e membro do Conselho Nacional do SNESup, foi exonerado da função pública pelo Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa, Alberto Antas de Barros, ao cabo de quase três anos de acções desenvolvidas contra aquele colega. Este havia visto recentemente aprovada pela maioria do Conselho Científico a sua nomeação definitiva, mas o IPL considerou o quorum insuficiente, e sob pretexto – sem fundamento – de que o Prof. Teixeira Nogueira não tinha manifestado querer continuar em funções, exonerou-o da função pública.

 

A Assembleia de Representantes do ISCAL, recentemente eleita, pediu já explicações ao Presidente do IPL, em deliberação apoiada por docentes de ambas as listas que concorreram à eleição daquele órgão.

 

A Direcção do SNESup que em Dezembro alertou os docentes do ISCAL para a decisão em preparação, tem mantido estreito contacto com a Comissão Sindical. Está a ser redigido um texto que visa divulgar a situação criada ao Prof. Teixeira Nogueira junto de todas as instituições de ensino superior e dos órgãos de soberania, e, especialmente, a suportar um pedido de tomada de posição por parte das Comissões Parlamentares de Liberdades, Direitos e Garantias e de Educação, Ciência e Cultura.

 

 

ENCONTRO COM ASSOCIADOS DE PONTA DELGADA

 

O Encontro do Presidente da Direcção do SNESup, colega Luís Moutinho, com os associados da Universidade dos Açores – Pólo de Ponta Delgada, terá lugar, não na data que havíamos anunciado, mas na próxima 2ª feira, 3 de Fevereiro, pelas 16h30 no Anfiteatro B da referida Instituição, como anunciado em iniciativas.

 

Estão a ser envidados esforços para que se realize igualmente uma reunião com os associados da Escola Superior de Enfermagem.

 

 

TEMPO DE ANTENA PARA 2003

 

O SNESup garantiu tempo de antena na RTP para 2003 ligeiramente superior ao de 2002. O ficheiro correspondente ao tempo de antena de 2002 estará brevemente disponível na página do SNESup como material de apoio à campanha de sindicalização que lançaremos em breve

 

 

SEGURO MÉDIS

 

Os colegas que estão abrangidos pelo seguro de saúde terão reparado que os dois sobrescritos com documentação sobre o seguro recentemente recebidos foram expedidos individualmente para a sede do SNESup, donde tiveram de ser reexpedidos para os associados, num processo que afectou durante algumas semanas as condições de trabalho dos nossos serviços e constituiu uma duplicação de encargos.

 

Após diversas insistências nossas, parece estar assegurado que de futuro a correspondência relativa ao seguro seja expedida directamente para os associados do SNESup.

 Imprensa Sindical