Imprensa Sindical

 Informação aos Associados Junho de 2003 - Primeira Quinzena

 

 

 

TRÊS QUESTÕES CRÍTICAS

 

Chamamos a atenção de todos os colegas para as três seguintes questões que a médio e mesmo a curto prazo se podem considerar críticas paras as nossas condições de trabalho

  • a primeira, a inclusão na Proposta de Lei de Bases da Educação de formulações que condicionam a estruturação das carreiras docentes e não foram discutidas com os Sindicatos;

  •  a segunda, a discricionariedade que a Proposta de Lei do Financiamento consentirá ao Ministério na determinação anual do orçamento de funcionamento base das instituições;

  •  a terceira, a persistência do MCES em fixar para algumas instituições contingentes de vagas inferiores àqueles que vêm sendo fixados e preenchidos, criando obviamente ameaças ao emprego de muitos colegas, uma vez que não se revêem em paralelo os critérios de fixação de ETI 's.

 A redução percentual de vagas no privado, que o Ministro acabou de anunciar nos casos em que houvesse concorrência (???) nada resolverá, uma vez que muitas das instituições privadas não preenchem as vagas autorizadas e só conseguirão mesmo obter alunos se estes forem administrativamente impedidos de entrar nas públicas.

 

Está convocada para 28 de Junho, em Lisboa, uma reunião do Conselho Nacional do SNESup que, entre outras, abordará estas questões.

 

 

 

ABAIXO - ASSINADO SOBRE A REDUÇÃO DE VAGAS

 

Pedimos a todos os associados que quiserem aderir à iniciativa dos colegas da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra que nos enviem as folhas até dia 27 deste mês, véspera da reunião do Conselho Nacional.

 

 

 

REUNIÃO COM NOVO DIRECTOR GERAL DO ENSINO SUPERIOR

 

A Direcção-Geral do Ensino Superior vai no quinto Director-Geral desde 1999. Pedro Lourtie, Manuel Brandão Alves, Jorge Pedreira, Teresa Moura Guedes (nomeada por Pedro Lynce), e agora Requicha Ferreira (igualmente nomeado por Pedro Lynce).

 

O SNESup foi apresentar cumprimentos a este último em 9 de Junho e levou os seguintes assuntos: Intercâmbio de estudos e publicações entre a DGESup e o SNESup, Interpretação e aplicação de legislação sobre Ensino Superior, Aperfeiçoamento da produção de informação estatística, Integração de Encarregados de Trabalho nas carreiras técnicas da Administração Pública, Propinas de mestrado e doutoramento para docentes do Ensino Superior. Foram ainda abordadas questões específicas de duas Escolas de Enfermagem: Dr. Ângelo da Fonseca, onde permanece a ausência de Estatutos publicados, e Cidade do Porto onde há falhas na atribuição do escalão correcto a docentes recentemente promovidos de categoria profissional.

 

O SNESup constatou que, decorrendo da aplicação do DL nº205/2002 de 7 de Outubro, muitas das anteriores competências da DGESup foram esvaziadas e redistribuídas a outros organismos do MCES. Apesar de mantermos a opinião de que as relações entre Direcção-Geral e Sindicato são de grande utilidade para o Sistema de Ensino Superior, lamentamos ter-se quebrado uma linha de procedimentos que considerávamos vantajosa.

 

 

 

CONSELHOS CIENTÍFICOS DO POLITÉCNICO

 

O Parecer nº 11/2003 do Conselho Consultivo da Procuradoria Geral da República que confirma estar em vigor desde 11 de Janeiro o preceito da Lei nº 1/2003 que integra nos Conselhos Científicos todos os Mestres e Doutores foi já publicado na II Série do Diário da República em 5 de Junho.

 

Cai assim por terra um dos argumentos que o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos vinha utilizando para se opor ao cumprimento da lei, e que era o não ter sido ainda publicado aquele Parecer.

 

 

 

INSTITUTO CAMÕES: O ESTATUTO QUE NUNCA EXISTIU

 

Os deputados socialistas Luiz Fagundes Duarte, Ana Benavente, Rosalina Martins, Cristina Granada, Isabel Pires de Lima, Manuela Melo, Carlos Luís e Edite Estrela dirigiram ao Governo um requerimento pedindo esclarecimentos sobre Situação dos Leitores do Instituto Camões que completem quatro anos de exercício no mesmo posto até 31 de Agosto de 2003, e daqueles que os substituirão, chamando a atenção para que nunca foi, até hoje, publicado qualquer diploma que se possa considerar como fazendo parte da legislação “que regulará as formas de recrutamento e de nomeação dos Formadores, Leitores e Assistentes deste Instituto, bem como o tempo de missão".

 

O SNESup fez sobre o assunto uma intervenção no "Expresso" de 14 de Junho.

 

 

 

ENCONTRO COM OS ASSOCIADOS DA UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR

 

O SNESup vai realizar na 4 ª feira, 25 de Junho, pelas 15 horas, uma reunião na Universidade da Beira Interior, aberta a não associados. Durante a reunião será colocada a possibilidade de eleição de uma representação dos associados daquela Secção Sindical no Conselho Nacional do SNESup.

 

 

 

ASSOCIADOS DO INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DE SAÚDE- SUL REUNEM

 

Vai-se realizar na 3 ª feira, 24 de Junho, na sede do Sindicato, uma reunião de associados desta Secção Sindical, para analisar os problemas contratuais existentes - a entidade proprietária insiste em atribuir cargas horárias superiores às previstas no ECDU o que lhe permitirá reduzir pessoal docente - e eleger representantes no Conselho Nacional do SNESup. 

 

A reunião terá lugar na sede do Sindicato em Lisboa por ter sido recusada a cedência de uma sala desta instituição de ensino superior privado.

  

 Imprensa Sindical