Comunicados

Audição Sindical – Posição do SNESup RADD FDUP

Colega, já se encontra disponível no nosso site a posição do SNESup em sede de audição sindical referente à proposta de alteração do Regulamento para a Avaliação de Desempenho dos Docentes da Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Aconselhamos a sua leitura,...

read more

Audição Sindical – Posição do SNESup normas RADD FLUP

Colega, já se encontra disponível no nosso site a análise do SNESup em sede de audição sindical referente à proposta de alteração de algumas normas do Regulamento de Avaliação de Desempenho dos Docentes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Aconselhamos a...

read more

Carreira em números

Todos conhecemos bem o estrangulamento das carreiras, incluindo os problemas dos mecanismos de progressão (horizontal e vertical), a falta de rejuvenescimento e a precariedade.
 
Esta realidade é demonstrável não só pelas situações que vivemos todos os dias, mas também através dos dados disponíveis.
 
O SNESup tem vindo a trabalhar estes elementos, em trabalhos que aliam o saber académico com a intervenção pública.

read more

Financiamento Contrato Legislatura – asfixia e resignação?

o SNESup tem acompanhado com preocupação a situação relativa à assinatura do Contrato de Legislatura, que implica a continuação da asfixia do ensino superior, sem que se vislumbre qualquer reação dos dirigentes do sistema.
 
Não só os valores anunciados pelo Governo representam um crescimento menor do que o da anterior legislatura (10,5% vs 16,4%), como significam na prática maiores dificuldades financeiras das nossas instituições. Aparentemente para este governo, o ensino superior não é um investimento no futuro, mas uma despesa a minimizar.

read more

Resultados CEECI 2018

Um sistema que não funciona. É assim que podemos resumir os resultados do Concurso de Estimulo ao Emprego Científico Individual 2018.

Não funciona nos prazos e no cumprimento de datas claramente anunciadas. Não funciona nos dislates dos membros do júri (há quem tenha decidido que a docência é um fator de ponderação, quiçá esperando poder beneficiar de mais trabalho gratuito). Não funciona nas elevadas taxas de rejeição (foram aprovados 300 lugares perante 3716 candidatos). Não funciona na empregabilidade, reduzida a mais um contrato temporário.

A baixíssima taxa de aprovação revela um problema sério e apresenta-se mais como um convite à saída do sistema, do que um estímulo ao emprego científico.

read more

Posição do SNESup – RPSD ISCSP/UL

Colega, já se encontra disponível no nosso site a proposta do SNESup em sede de audição sindical referente à proposta de Regulamento de Prestação de Serviço Docente do ISCSP/UL. Aconselhamos a sua leitura, sendo que de acordo com o n.º 1 do art.º 68.º do Código de...

read more

Greve UCU

Começam a surgir notícias sobre a greve de 8 dias nas universidades do Reino Unido.

A greve decretada pelo University and College Union (UCU) abrange as universidades em todo o Reino Unido e tem como motivo principal a degradação dos vencimentos e a alteração ao fundo de pensões.
 
Foram constituídos piquetes de greve em 60 universidades, num movimento que envolve mais de 40.000 docentes, investigadores e membros do pessoal técnico académico.

read more

Regulamentos Investigadores

O SNESup tem recebido diversas propostas de regulamentos de pessoal de investigação, com vista à criação de carreiras próprias em universidades-fundação.
 
Estas propostas de regulamento possuem discrepâncias que acentuam violações do princípio da igualdade e que demonstram a fragmentação suscitada pela possibilidade de cada universidade “inventar” a sua própria carreira.

read more

Relatório Fórum UC Investigação, Docência e Formação

No dia 3 de julho de 2019 reflectimos a partir da Universidade de Coimbra sobre o futuro da articulação entre investigação e docência, debate que exige repensar a própria formação para as carreiras académicas.

Convidamos agora à leitura do relatório do Fórum, que descreve a metodologia e resultados do encontro. Destaca-se a necessidade de mais momentos de discussão para o aprofundamento de propostas de transformação concreta. Acreditamos que este relatório poderá inspirar novos encontros de reflexão colectiva sobre este tema, em Coimbra e noutras instituições de ensino superior do país.

read more

Vencimento – Concurso

Entre 1/1/2015 e 31/12/2018 estiveram em vigor limitações ao reposicionamento remuneratório de todos os colegas que venceram concursos para categoria superior.
 
Esta foi uma das medidas mais injustas implementadas no período de emergência financeira, impedindo que quem progrediu por mérito absoluto pudesse auferir da justa progressão do seu vencimento.
 
Ora, o n.º 6 do art.º 16.º da Lei de Orçamento de Estado para 2019 eliminou esta limitação, pelo que todos os colegas que se encontram em categorias superiores podem finalmente usufruir do posicionamento para o nível remuneratório a que têm direito.

read more
Share This