Comunicados

As propostas do SNESup para alterar o OE

A proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2020 prevê um acréscimo de apenas 84 milhões de euros na dotação para o Ensino Superior e Ciência, o que significa um aumento de 3,03%, bem longe do necessário para resolver os problemas das nossas instituições.
É importante realçar o cenário de asfixia financeira das universidades e politécnicos, num quadro de subfinanciamento que continua a agravar-se.
Tal tem também servido para justificar a desvalorização das carreiras dos docentes e investigadores, que nos afeta a todos.
O documento do Governo vem ainda confirmar que o Contrato de Legislatura amarrou o limite do reforço das dotações previstas a um valor que, claramente, não chega.
Por isso, o SNESup apresenta ao Parlamento um conjunto de propostas, que permitem uma melhor defesa do Ensino Superior e Ciência.

read more

Audiência Presidente da República

O SNESup foi recebido em audiência com o Presidente da República, no dia 27 de dezembro, ao final da tarde.
Em análise estiveram várias questões ligadas com a organização do Ensino Superior e Ciência e suas carreiras.
O SNESup apresentou um documento com algumas das questões principais relativas não só à evolução das carreiras, como à organização do sistema, bem como da relação entre a Ciência, o Ensino Superior com alguns dos problemas estruturais do país.

read more

Posição do SNESup – RAD IPViseu

Já se encontra disponível no nosso site a posição do SNESup em sede de audição sindical referente ao Regulamento de Avaliação do Desempenho do Pessoal Docente do Instituto Politécnico de Viseu.
Aconselhamos a sua leitura, sendo que de acordo com o n.º 1 do art.º 68.º do Código de Procedimento Administrativo pode a qualquer momento o SNESup constituir-se como parte interessada, iniciando o procedimento de revisão deste regulamento.

read more

Pedido de contributos – RAD Academia Militar

O SNESup recebeu o texto com o projeto de revisão do Regulamento de Avaliação dos Docentes da Academia Militar para audição sindical.
Muito agradecemos o envio dos seus contributos sobre este projeto até ao dia 27 de dezembro…

read more

Progressões e Retroativos UPorto

Colega, a Universidade do Porto (UP) é a instituição onde observamos maior injustiça na questão do processamento das progressões remuneratórias. Além da UP ter a mais baixa taxa de alterações de posicionamento remuneratório de docentes de todo o sistema de Ensino...

read more

CEECI2018: questões de futuro

Terminou na passada semana o período para apresentação de pronúncia em sede de audiência prévia do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual 2018.

Primeiro, importa referir que, caso a resposta à audiência mantenha erros de apreciação das candidaturas (como vários que nos foram comunicados por diversos investigadores), é possível interpor recurso hierárquico.

read more
Share This