Comunicados
Debate com os partidos políticos sobre ensino superior e ciência | 29 de abril | ESS do Politécnico do Porto | 15:00
O Sindicato Nacional do Ensino Superior organiza o debate “A Ciência, O Ensino Superior, Os Docentes e Os Investigadores, que propostas para a nova legislatura?”, com os representantes dos partidos políticos com assento parlamentar, candidatos ao círculo eleitoral pelo Porto. Terá lugar no Porto, no auditório magno da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, dia 29 de abril, às 15:00.
Docentes a Tempo Parcial com Contratos a Preço de Saldos
Salário igual para trabalho igual é um princípio que vem sendo atropelado na Escola Superior de Saúde, ESS, do Instituto Politécnico do Porto.
O Sindicato Nacional do Ensino Superior, SNESup, foi alertado por colegas da ESS para práticas arbitrárias na contratação de professores convidados. Para a lecionação da mesma carga letiva, são propostos contratos que correspondem a percentagens diferentes, por vezes com uma diferença de duas vezes.
Progressões gestionárias
Ontem foi divulgada a notícia da assinatura de um despacho governamental que permite aos professores das universidades e dos institutos politécnicos progredirem na carreira através das progressões gestionárias. Esta é uma situação que há muito o SNESup reivindicava e que manifestou em reunião com o Ministro Fernando Alexandre, uma vez que já estava contemplada desde 2009 nos estatutos das carreiras docentes e dependente apenas da publicação de um despacho que definia o montante máximo dos encargos financeiros.
Aprovação do ECIC
Durante o processo de apresentação da proposta do Governo e discussão na AR, o SNESup manifestou as suas reivindicações e pareceres, em reunião com o ministro Fernando Alexandre e com os vários Grupos Parlamentares; nas intervenções públicas com os órgãos de comunicação social e através da colaboração de todas e todos com envio de cartas aos deputados.
Dia Internacional da Mulher
Amanhã celebramos o Dia Internacional da Mulher, data instituída em 1975 pelas Nações Unidas. Hoje e sempre devemos destacar o valor e a força laboral que as mulheres representam na sociedade, onde o ensino superior e a ciência são exemplos.
De acordo com os últimos dados da DGEEC, existem 19.547 mulheres a lecionar no ensino superior público e privado (politécnicos e universitários). Desde que há registos este é o maior número de docentes mulheres a ensinar e a contribuir com o seu conhecimento para o crescimento das IES.
Liberdade de Decisão de Partilha da Declaração de IRS
Em resultado dos contactos que recebemos relativos à solicitação, pela Senhora Administradora da ESS, de envio da Declaração de IRS ao abrigo do Decreto-Lei n.º 1/83, de 3 de janeiro…
Grupo de Trabalho sobre o Assédio Moral nas Instituições de Ensino Superior (GTAMIES)
Em reunião plenária da Direção do SNESup de 8 de Fevereiro de 2025, foi decidido constituir um Grupo de Trabalho sobre o Assédio Moral nas Instituições de Ensino Superior (GTAMIES). O referido grupo, coordenado por um membro da Direção, está a ser constituído para levar a efeito um estudo sobre a incidência do assédio moral nas IES.
Pedido de contributos – Iscte-Instituto Universitário de Lisboa
O SNESup recebeu o texto relativo à Proposta de Regulamento de Funções e Cargos dos Docentes e Investigadores do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa para audição sindical.
Participe no abaixo-assinado “Pelo direito à carreira na investigação científica”
A enorme maioria dos investigadores e investigadoras do sistema científico nacional estão a enfrentar um enorme drama.
Estão a chegar ao fim, todas as semanas, dezenas de contratos de trabalho celebrados à luz do Decreto-Lei 57/2016 e da Lei 57/2017, ferramentas que permitiram dar um grande passo no estímulo ao emprego científico.
Resposta ao comunicado da UM
O Sindicato Nacional do Ensino Superior foi alertado por vários colegas da Universidade do Minho para o comunicado enviado pela reitoria sobre o registo da assiduidade e pontualidade do pessoal docente. O SNESup agradece a todas e todos os que nos fizeram chegar esta comunicação.