Apoio do SNESup à greve de 8 de março – pela igualdade efetiva de direitos

03/07/2019

Cara/o colega,

No ensino superior e ciência, tal com em muitos outros sectores, as assimetrias na participação de mulheres e homens são muito significativas, tanto entre estudantes como entre docentes e investigadores.

Este desequilíbrio é por demais evidente quando consideramos as categorias mais elevadas das carreiras de docente do ensino superior. Por exemplo, entre os professores catedráticos apenas 22,9% são mulheres enquanto entre os professores coordenadores existem 46,6% de mulheres, de acordo os dados da DGEEC (Direção Geral das Estatísticas de Educação e Ciência) referentes ao ano de 2017/18. Acresce ainda que, em Portugal, apenas três universidades são dirigidas por uma reitora e apenas um instituto politécnico tem uma mulher como presidente.

Comunicado 8M

Comunicado 8M

Há um movimento internacional, em dezenas de países, que marcou para amanhã, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, uma greve de caráter social e outras iniciativas para chamar a atenção para este problema, que é grave, e afeta e prejudica toda a sociedade, e também as pessoas e as  instituições de ensino superior e ciência.

Reconhecendo a relevância destas assimetrias e a importância de as ultrapassar e tendo em conta o apelo de muitos colegas que nos comunicaram que gostariam de aderir a este movimento, a Direção do SNESup decidiu emitir um pré-aviso de greve para o dia 8 de Março, para que quem assim o entenda, homens e mulheres, possam fazer greve e/ou participar nas várias iniciativas já agendadas.

Sendo este um tipo de ação invulgar em Portugal, é natural que suscite alguma incompreensão ou estranheza. Mas importa frisar que o SNESup sempre defendeu a via do mérito como elemento essencial para o progresso e bem estar das pessoas e instituições, e daí estar solidário com o movimento social global de afirmação da igualdade de todos, em dignidade e em direitos.

O SNESup é um sindicato de causas, e tem demonstrado através da prática a pluralidade de perspetivas e interesses. Com a  adesão a esta iniciativa assumimos de forma frontal que todas e todos devem ter igual oportunidade no reconhecimento e acesso a posições.

Saudações Académicas e Sindicais
A Direção do SNESup

7 de março de 2019

Share This