Fórum Ensino Superior e Ciência

03/11/2019

Fórum de Ensino Superior e Ciência O Que É?

O Fórum de Ensino Superior e Ciência é organizado pelo SNESUP e constitui-se como um espaço de debate deliberativo, aberto e participativo que  visa contribuir para a identificação dos desafios que hoje se colocam ao Ensino Superior e Ciência, bem como para a definição de estratégias de ação para os enfrentar. Trata-se de uma iniciativa que, para além dos docentes e investigadores, convoca a participação de atores políticos, de responsáveis institucionais, de associações académicas, de antigos alunos e diversas partes interessadas no Ensino Superior e Ciência. Em termos organizativos, este evento terá uma natureza interativa de modo a favorecer a participação de todos através de vários grupos de discussão, sendo que os temas em discussão em cada grupo se articulam em função de questões a ser respondidas pelo coletivo dos participantes no Fórum.

Qual O Tema Para 2019?

O Fórum SNESUP previsto para o dia 6 de Abril de 2019 em Lisboa tem como tema geral a Ambição do Ensino Superior e Ciência, desdobrando-se nas seguintes questões orientadoras:

• Que desafios existem atualmente para assegurar e desenvolver a massa crítica (integração, precariedade, desenvolvimento de carreira, concursos, avaliação de desempenho, apoios humanos e materiais)?

• Que desafios existem atualmente para potenciar a produção académica e científica (financiamento, liberdade e autonomia, ligação entre partes interessadas)?

• Que desafios se colocam atualmente aos modelos organizacionais das instituições de Ensino Superior e Ciência (dimensão, participação nos processos de decisão, práticas de democracia interna)?

• Que desafios existem atualmente no que respeita às interações entre instituições de Ensino Superior e Ciência, comunidades e sociedade (emprego qualificado, transferência de conhecimento, divulgação da ciência)?

Pretende-se que o debate reflita também transversalmente sobre o modelo de desenvolvimento (colaborativo ou competitivo), bem como sobre o processo deliberativo (participado, centralizado; determinado pelo mercado, orientado por deliberações comunitárias; hierarquizado, plural e aberto).

O debate realizar-se-á com base em informação empírica relevante sobre os temas em análise, procurando identificar os desafios atuais e as propostas de ação, por forma a consolidar o desenvolvimento do Ensino Superior e Ciência em Portugal.

Como Está Organizado?

Os trabalhos decorrerão em Lisboa, no CCB, Sala Sophia de Mello Breyner Andresen, das 9:00 às 18:00 do dia 6 de abril de 2019. Os participantes estão organizados por diferentes mesas, cruzando as diversas partes interessadas. Inicialmente, é realizada uma curta apresentação de um tema por um especialista, centrada em factos e sendo apresentado às diferentes mesas documentos de apoio e um conjunto de questões a que devem procurar dar resposta. É privilegiada a interatividade e rede (networking) entre as diversas partes interessadas, com o objetivo de identificarem de forma partilhada estratégias de ação. Cada mesa apresenta os resultados da sua análise sobre a questão a todos os presentes, abrindo-se posteriormente um debate em que qualquer participante pode intervir. As conclusões da cada mesa/grupo de trabalho resultam de um processo deliberativo comum, mantendo os diversos pontos de vista sobre a questão colocada, sendo reunidas num conjunto documental.

» Ficheiros disponíveis para download:

Share This