Contratação Coletiva Salários

05/22/2019

Colega,

é hoje notícia que os salários da contratação coletiva sobem acima da inflação há três anos.

É mais um sinal demonstrativo das vantagens da contratação coletiva em termos salariais, o qual acompanha outras economias coordenadas de mercado que têm instituído mecanismos de negociação e concertação social.

O SNESup mantém em negociação com a APESP uma proposta de contrato coletivo de trabalho para o ensino superior privado. Apesar de estas negociações se arrastarem há bastante tempo, a APESP ainda não apresentou qualquer contraproposta.

Claro está que só uma pressão forte e organizada é que permite que os processos negociais possam ser eficazes. Isso significa desde a ponderação de formas de ação com maior visibilidade, incluindo greves (aos exames, ou a determinadas funções), concentrações, plenários, ou outras, bem como uma efetiva mobilização conjunta, envolvendo todos.

Alguns colegas têm-nos escrito, chamando a atenção para o sucesso do Sindicato dos Motoristas de Matérias Perigosas, o qual só foi possível devido a uma greve com taxas de mobilização e participação muito elevadas.

A situação da degradação das contratações do ensino superior privado é testemunho de anos e anos de desregulação, sendo que o Governo continua sem apresentar a proposta de estatuto a que está obrigado pelo RJIES.

A valorização do ensino superior privado implica darmos total atenção a este problema, começando por quem nele trabalha.

A mobilização de precários de outros setores, muitos dos quais com maiores fragilidades laborais (menores habilitações, setores com alta volatilidade, relativas a dinâmicas de emprego de baixas qualificações e baixos salários) demonstra que o medo não é explicação.

Levar a sério a nossa profissão implica mobilizar-nos e estarmos juntos na sua defesa.

Queremos por isso ouvir os colegas do ensino superior privado quanto à sua disponibilidade para ações reivindicativas, incluindo sugestões sobre a sua forma, que possam até incluir alguma originalidade.

Estamos concentrados nesta luta pela dignificação e valorização de todo o ensino superior e ciência. A luta pela regulação do ensino superior privado é fundamental para o seu futuro.

#éparacumprir

Saudações Académicas e Sindicais
A Direção do SNESup

22 de maio de 2019

Share This