Colega,
o problema das alterações climáticas enquadra-se dentro dos grandes desafios do nosso tempo.
A escolha do conhecimento e da Ciência é importante para enquadrar tais desafios, sendo que não podemos deixar de recordar o manifesto “Eles escolheram a ignorância”, assinado por um conjunto vasto de cientistas.
Como nota de preocupação com esta questão global, que é também uma questão da defesa do próprio valor da Ciência, o SNESup solidariza-se com a Greve Estudantil Mundial pelo Clima.
Quando muito se fala acerca do alheamento dos nossos jovens, é importante apoiarmos um espaço de mobilização global, por uma causa que nos deve unir a todos.
A comunidade académica e científica global está atenta a este problema e tem-se feito ouvir por um conjunto de cartas abertas e outras iniciativas que impelem os governos a atuarem já e com medidas efetivas.
Como académicos e cientistas este é também o nosso apelo. Temos de atuar rápidamente e consistentemente, com todas as medidas necessárias.
É exatamente isso que os jovens da Greve Estudantil Mundial pelo Clima querem alcançar. Por isso merecem o nosso respeito e todo o nosso apoio.
Saudações Académicas e Sindicais
A Direção do SNESup
23 de maio de 2019