Colega

os problemas de contratação dos docentes convidados têm vindo a multiplicar-se, tal como o evidenciam os próprios dados.

Como afirmámos, trata-se de um problema generalizado de degradação das carreiras, que passa pela injustiça dos mecanismos de contratação, alteração de posicionamento remuneratório e bloqueios à progressão.

É importante que possamos estar mobilizados para fazer face a este problema.

Os colegas da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto vão organizar uma reunião geral para tratar da questão dos docentes convidados.

Os colegas tomaram também a iniciativa de escreverem uma carta aberta, onde expõem a situação, nomeadamente sobre a violação do princípio da igualdade a que têm sido sujeitos os docentes convidados. A este propósito recordamos também o artigo “O mal-estar da Universidade” da autoria de outro colega da Universidade do Porto.

A responsabilidade de lecionar numa universidade não é matéria para ser encarada como “part time”, ou com “dois dedos de conversa”. É uma atividade profissional, exigente e dela depende a própria qualidade das instituições.

Divulgamos esta reunião geral de docentes, estando conscientes que faltam mais reuniões gerais participadas, de uma comunidade desperta e coesa na defesa da sua profissão.

Reforçamos o apelo dos colegas da FBAUP para que todos os cidadãos interessados participem neste debate.

Esta quinta-feira, dia 12 de dezembro às 17 horas, no Auditório do Pavilhão Carlos Ramos, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, vamos debater o futuro.

#éparacumprir #éparavalorizar

 

Saudações Académicas e Sindicais
A Direção do SNESup

09 de dezembro de 2019

Share This