ISCTE-IUL – Reunião Geral de Docentes e Investigadores, 10/2 às 16h, sala C103

01/31/2020

Colega,

vimos por este meio convocá-lo para uma reunião geral de docentes e investigadores, no dia 10 de Fevereiro às 16h, na sala C103, com a seguinte Ordem de Trabalhos:
– Informações;
– Proposta de Regulamento de Avaliação da Atividade dos Investigadores;
– Alterações do objetivo de Avaliação de Desempenho para o triénio 2020-2022.

Sobre o terceiro ponto da ordem de trabalhos, a Comissão Sindical salienta que a reitoria do ISCTE-IUL fixou, em despacho do dia 20 de dezembro, o objectivo para a Avaliação do Desempenho do triênio 2020-22 em 525 pontos, o que significa um acréscimo de quase 125 pontos em relação ao anterior (405 pontos).

A Comissão Sindical do SNESup no ISCTE-IUL manifesta a sua consternação com este despacho e as consequências que possa ter para o trabalho dos docentes da instituição.

Trata-se de um aumento excessivo do objectivo, que se arrisca em subverter a lógica da revisão do RADD, que foi levada a bom porto pelos Conselhos Científicos dos anterior e actual mandatos. Ela dificulta desnecessariamente a obtenção da avaliação Excelente, com as respectivas consequências para a carreira, o que pode incentivar muitos docentes em preocuparem-se exageradamente com os tipos de trabalho que mais pontos trazem. O aumento do objetivo, que pretende reduzir o número de docentes que possa chegar ao nível superior, estimula a obsessão com a vertente quantitativista da avaliação, fomenta individualismo e competição e relutâncias em aceitar tarefas institucionais que não compensem suficientemente e até pode tornar o recurso à avaliação qualitativa excepcional em norma.

Convidamos todos os docentes e investigadores a participarem nesta reunião.

Saudações Académicas e Sindicais
A Direção do SNESup

31 de janeiro de 2020

Share This