Contenção e quarentena COVID-19

03/13/2020

Colega,
por conhecermos bem casos de colegas que tiveram contacto com o vírus e estiveram posteriormente em quarentena, sabemos que esta não é uma situação fácil. Por isso, em primeiro lugar, apelamos ao valor da solidariedade, que será fundamental perante estes tempos extraordinários que vivemos.
O isolamento e a contenção possuem desafios psicológicos, que não devem ser ignorados. É fundamental que possamos operar como comunidade, através das várias ferramentas de comunicação que estão ao nosso dispor.
Por questões técnicas, logísticas e científicas, o teste à presença do vírus está neste momento limitado a quem tenha desenvolvido sintomas mais graves. Tal tem a ver não só com a ineficácia perante cargas virais reduzidas, com os recursos existentes e com a própria capacidade do sistema .
Para aqueles que contactaram com pessoas contagiadas há uma natural ansiedade, tanto mais intensificada pelo possibilidade de contágio perante aqueles que são próximos. A única reposta é a paciência e o recolhimento, com a noção que a não presença de sintomas é algo positivo, mas que não diminui a responsabilidade de se permanecer em quarentena.
A ansiedade pode aumentar a nossa sensibilidade a sintomas ligeiros (uma pequena tosse, ou um ligeiro aumento de temperatura), pelo que devemos manter a calma e a ponderação, acompanhando o evoluir da situação e se necessário contactar as linhas de apoio telefónico do Serviço Nacional de Saúde.
A capacidade de trabalho será afetada por este quadro de ansiedade, o que é normal. Se é certo que o recolhimento pode ajudar na produção de trabalho académico e científico, o quadro geral de incerteza prejudica, sendo que a presença de descendentes e a necessidade de atendimento às questões familiares torna este quadro longe de um retiro idílico.

Durante este período é fundamental que nos mantenhamos em contacto. O SNESup irá distribuir outros comunicados sobre temáticas importantes relativas a esta situação, nomeadamente a questão da utilização do ensino à distância, os direitos laborais, entre várias outras matérias. Convidamo-lo a estar atento e a partilhar este e os nossos outros emails com os colegas.

Conte connosco. #éparacumprir
Saudações Académicas e Sindicais,
A Direção do SNESup
13 de março de 2020
Share This