FCT Prorrogação Bolsas

03/18/2020

Colega,
Durante esta prorrogação da bolsa, o investigador bolseiro mantém todos os direitos, incluindo o pagamento regular do subsídio mensal de manutenção.
Os investigadores e docentes retidos devido às restrições de circulação entre países devem contactar o Gabinete de Emergência Consular.
É ainda importante salvaguardar possíveis impactos futuros da pandemia COVID-19, nomeadamente em termos de adiamento de eventos académicos, publicação de investigação, impossibilidade de trabalho de campo e de laboratório e outros efeitos que terão de ser acautelados de futuro, nomeadamente perante as anteriores lógicas de avaliações por métricas.
Voltamos a apelar à responsabilidade dos dirigentes, sendo que devem ser imediatamente implementadas as medidas de suspensão das atividades presenciais, incluindo nas unidades de I&D, Laboratórios Associados e Associações Privadas Sem Fins Lucrativos na área de I&D.
Este não é o momento para impor formas autoritárias de controlo de assiduidade (incluindo presencial), ou outros mecanismos que são profundamente desadequados ao momento em que se vive. Antes, é fundamental o desenvolvimento de lógicas cívicas de solidariedade e cooperação.
A comunidade académica e científica tem dado o exemplo, seguindo as medidas de prevenção, adaptando-se ao teletrabalho e procurando aplicar o seu conhecimento. Esse esforço merece o reconhecimento de todos.
#éparacumprir
Saudações Académicas e Sindicais,
A Direção do SNESup
18 de março de 2020
Share This