SNESup reúne com CCISP

04/02/2020

Colega,

A Direção do SNESup e o CCISP reuniram ontem, dia 1 de abril, pelas 10h.

A reunião teve como propósito analisar os impactos da pandemia de COVID-19 no ensino superior politécnico e desenvolver os mecanismos de coordenação na abordagem a esta matéria.

Foram analisadas as questões relativas ao prolongamento da suspensão das atividades presenciais e seus efeitos, quer em termos das diferentes tipologias de unidades curriculares, quer em termos de avaliação.

Dentro deste quadro foi dada particular atenção às unidades curriculares com componente prático, bem como às referentes a estágios.

Abordámos também os problemas nas áreas da saúde e da educação, nos seus diferentes níveis e as abordagens de mitigação no curto e médio prazo.

Foi também analisado o impacto nos CTeSP a diferentes níveis.

Procurámos tratar as questões da adaptação da avaliação ao ensino a distância, as quais merecem um especial cuidado.

Tratámos de outras questões laborais, com particular atenção para os docentes contratados a termo, bem como as questões relativamente a equipamentos e meios tecnológicos.

Foi salientada por todos a forma como a chave da resposta a esta crise tem sido conseguida graças ao esforço e ao trabalho dos docentes, sobretudo quando se confia na sua autonomia científica e pedagógica, que permitiu resolver diversos constrangimentos.

Este esforço permitiu manter em funcionamento das instituições, desenvolvendo também um apoio às comunidades em que estas se inserem.

Analisámos ainda as questões dos impactos financeiros presentes e futuros e a necessária resposta governamental.

Estas reuniões de coordenação permitem identificar e resolver problemas num espírito de concertação social.

Esperamos que o CRUP consiga desenvolver uma melhor articulação, para podermos também reunir em breve.

Quanto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, parece apenas aparecer quando os docentes e os investigadores já estão coordenados, pelo que talvez haja uma reunião num momento em que seja necessário aparecermos numa ação de campanha junto da comunicação social.

Saudações académicas e sindicais

A Direção do SNESup

2 de abril de 2020
Share This